Economia

Por maior interatividade, empresas entram na era dos assistentes virtuais

Apple, Amazon, Magazine Luiza, Vivo, Bradesco e outras gigantes de diversas áreas de negócios apostam na inteligência artificial para melhorar a interação com os consumidores

Jaqueline Mendes
postado em 29/08/2019 06:00

A Lu, do Magazine Luiza, está na linha de frente das assistentes virtuais e tem sido usada nas campanhas publicitárias da empresaSão Paulo ; Nos últimos meses, clientes de empresas como Apple, Google, Microsoft, Amazon, Magazine Luiza, Oi, Vivo, Bradesco e muitas outras passaram a ser atendidos por vozes femininas suaves, levemente bem-humoradas, que jamais se irritam e estão prontas para resolver diferentes tipos de problemas dos consumidores. Elas são as chamadas assistentes virtuais, sistemas de inteligência artificial (IA) desenvolvidos pelas grandes companhias para agilizar seus processos de atendimento e ajudar na interação com os clientes.


O fenômeno é crescente e provavelmente mudará para sempre a forma como as pessoas se relacionam com as empresas. No Brasil, um estudo da agência de marketing digital iProspect constatou que 49% dos usuários de smartphones já usam assistentes de voz. Chamado de ;Latin America Finds Its Voice;, o levantamento consultou, além de brasileiros, usuários de smartphones na Argentina, Chile, Colômbia e México, em um total de 4 mil entrevistas. Na região, 51% deles interagem com as assistentes virtuais.

Alexa atua em conjunto com outro dispositivo, o Amazon Echo, e juntos são capazes de entender uma infinidade de comandos


Diretor de Inovação da iProspect no Brasil, Gustavo Macedo diz que esses números tendem a crescer, já que o desenvolvimento tecnológico fará com que os sistemas sejam cada vez mais inteligentes. Segundo o estudo realizado por sua empresa, 86% dos pesquisados afirmaram que usam o assistente de voz porque eles são mais rápidos, enquanto outros 50% disseram que sua preferência se deve ao fato de serem mais fáceis do que digitar.

No celular, os consumidores usam as assistentes de voz para pedir carros por aplicativo, encomendar refeições, fazer pesquisas no Google e até administrar a agenda do dia. É fácil entender como o sistema funciona: numa mesa de bar, um grupo de pessoas quer saber, digamos, quem é o maior artilheiro da história da Seleção Brasileira. Ele pergunta para a Siri, assistente de voz presente nos iPhones, que faz a pesquisa e apresenta os resultados.

;Esse é um caminho sem volta;, diz o americano Steven Williams, pesquisador da área de inteligência artificial. ;Ao contrário de tecnologias como carros autônomos, que precisam de inúmeras ajustes e estão na fase de desenvolvimento, as assistentes virtuais já operam de maneira altamente satisfatória;. Williams prossegue na análise: ;Não vai demorar para um assistente de voz fazer uma reunião matinal com o executivo de uma empresa e sair de lá com várias tarefas para realizar ao longo do dia, como mandar um relatório por e-mail, pedir o almoço ou verificar se o sistema de segurança da casa do sujeito está funcionando;.

A onda ganhou força apenas agora, mas surgiu em 2011, quando a Apple lançou a Siri, disponível atualmente para iPhone, iPad, MacBooks, Apple Watch e Apple TV. No começo, a Siri se atrapalhava com os vocábulos usados pelos usuários e realizava um número exíguo de tarefas. Agora, além de falar diversos idiomas ; inclusive português ;, ela tem versões masculina e feminina, o que pode ser considerado um diferencial em um mercado dominado por vozes femininas.

Em 2012, surgiu o Google Now, que mais tarde evoluiria para o Google Assistente, lançado em 2016 e que também conta com vozes que entendem e falam o português. Em 2014, foi a vez de a Microsoft apresentar a Cortana, focada principalmente nos usuários corporativos e que interage não somente por voz, mas também por teclado.

A assistente virtual da Microsoft, Cortana, é focada principalmente nos usuários corporativos e interage não somente por voz, mas também por teclado

Comandos

A assistente virtual mais conhecida, porém, é a Alexa, da Amazon. Surgida em 2014, a Alexa atua em conjunto com outro dispositivo, o Amazon Echo. Juntos, eles são capazes de entender uma infinidade de comandos: atender às ligações telefônicas, mudar o canal da TV, acender ou apagar luzes, responder aos e-mails ou até fazer interações nas redes sociais.

No Brasil, empresas que mantêm contato permanente com os consumidores ; e, mais do que isso, precisam interagir com eles ; são as que têm as assistentes de voz mais avançadas. Na linha de frente está a Lu, do Magazine Luiza, que tem sido usada nas campanhas publicitárias da empresa.

A Lu tem até uma representação visual humana e não se restringe apenas a responder às perguntas genéricas dos clientes do Magazine Luiza. Na verdade, ela é atualmente a principal referência da marca, contando inclusive com redes sociais próprias, como Instagram e YouTube.

Segundo Pero Alvin, gerente de Conteúdo da varejista, a Lu tem sido importante para convencer os consumidores a optar pelo Magazine Luiza na hora da compra. Ao conhecer um personagem ;humanizado;, as pessoas se identificam com ele e não se sentem como se estivessem sendo atendidas por uma máquina isenta de emoções. Na Copa do Mundo da Rússia, por exemplo, a Lu ;demonstrou; empatia e ;chorou; após a desclassificação do Brasil.

Os investimentos em inteligência artificial crescem em ritmo alucinante. Em 2010, não chegavam a US$ 10 bilhões. Em 2018, segundo estudo do MIT Technology, os aportes feitos apenas por empresas de Venture Capital em IA totalizaram US$ 15 bilhões. Estima-se que, no mundo, 6 milhões de engenheiros de software estejam trabalhando neste momento com inteligência artificial.

O sistema por trás das assistentes virtuais é desenvolvido, principalmente por quatro grandes empresas: IBM, SAP, Microsoft e Google. No Brasil, a inteligência artificial do Bradesco, conhecida como BIA (Bradesco Inteligência Artificial), foi criada a partir do IBM Watson Assistant. Segundo o banco, a BIA demora só três segundos para tirar dúvidas e realizar diversos serviços, como pagamentos de conta, transferências e investimentos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação