Economia

Acordo de operação entre Caoa e Ford deverá sair em 45 dias

Empresas adiam o anúncio oficial da operação, que ainda depende de ajustes de detalhes de financiamento e acertos sobre a recontratação de parte dos funcionários demitidos

Jaqueline Mendes
postado em 04/09/2019 06:00
Fábrica da Ford em São Bernardo do Campo foi inaugurada em 1967, produzindo modelos icônicosSão Paulo ; O que estava previsto para ser um grande anúncio acabou sendo apenas uma espécie de carta de intenções. Nesta terça-feira (3/9), após quase sete meses de especulações, a Ford confirmou que negocia com a Caoa a venda da fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, que teve seu fechamento anunciado em fevereiro do ano passado como parte da reestruturação global da montadora.

Em evento que contou com a presença do presidente da Ford para a América do Sul, Lyle Watters, do presidente do conselho de administração da Caoa, Carlos Alberto Oliveira Andrade, e do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), foi informado que o negócio deverá ser concluído no prazo máximo de 45 dias. O valor não foi informado, mas estima-se que será algo em torno de R$ 1 bilhão, piso necessário para que a operação receba os benefícios fiscais do programa estadual IncentivAuto, que inclui isenção de 25% do ICMS.

;Há pouco mais de quatro meses iniciamos entendimento após visita da Ford, que dizia que a marca havia tomado decisão mundial estratégica da companhia que afetaria a fábrica de São Bernardo;, disse Doria. ;O governo ajudou a buscar comprador, que necessariamente deveria preservar os empregos ali existentes. Agora, temos um bom entendimento entre as partes. Será feito em duas etapas. Temos nos próximos 35 a 45 dias o processo de due dilligence (diligência prévia). A opção de compra será confirmada ao fim desse prazo;, disse Doria.

Segundo a coluna do jornalista Lauro Jardim, o anúncio da compra da fábrica não saiu por que Carlos Alberto Oliveira Andrade, o Caoa, só fechará o negócio se receber também algum apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Sem o financiamento, a operação corre o risco de não sair.

Embora o projeto da Caoa para a unidade não tenha sido apresentado, a empresa deverá assumir no complexo do ABC Paulista a produção de caminhões da Ford e, muito provavelmente, investir também em uma linha de montagem de automóveis.

Se a transação for confirmada, é certo que a Caoa considerará a possibilidade de produzir no local automóveis da marca chinesa Chery. Além de carros a combustão, a Caoa pretende nacionalizar a fabricação de veículos elétricos da Chery.

Atualmente, o grupo opera as fábricas de Jacareí (SP), onde são montados os compactos Caoa Chery QQ, Tiggo 2 e Arrizo 5, e Anápolis (GO), responsável pela linha dos SUVs Caoa Chery Tiggo 5X e Tiggo 7, além dos Hyundai ix35 e Tucson. Nessas duas fábricas ocorre apenas a montagem dos veículos em sistema CKD. ;Nossa intenção é lançar três carros em Anápolis e ter outra marca em São Bernardo;, disse Oliveira Andrade.

A Caoa Chery tem conquistado espaço expressivo no mercado brasileiro. Desde o ano passado, as vendas do grupo cresceram 250%. Trata-se de um desempenho surpreendente diante do preconceito que os brasileiros sempre tiveram por automóveis chineses. Em entrevista publicada nesta terça-feira (3/9) nos Diários Associados, Mauro Correia, presidente da Caoa, afirmou que o preconceito não existe mais. ;Já estamos superando marcas que estão há 18 anos no mercado brasileiro;, afirmou o executivo. ;Isso mostra que a aversão ao carro chinês vem desaparecendo;.

Um dos pontos sensíveis para o fechamento do acordo diz respeito à recontratação de pelo menos parte dos 3 mil funcionários demitidos pela Ford. O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC afirma que, atualmente, 600 trabalhadores estão ativos na fábrica. Estima-se que, na fase inicial do projeto, a Caoa deverá contratar pelo menos 750 funcionários.

A Ford foi a primeira montadora americana a abrir uma planta no Brasil. Inaugurada em São Bernardo do Campo em 1967, a fábrica produziu modelos icônicos como Corcel, Del Rey, Escort e Ka. Em 2001, passou também a produzir caminhões.

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