Economia

Vegetal com gostinho de churrasco

postado em 04/09/2019 04:05
Expectativa é de que o novo sanduíche vá cair no gosto da clientela


A receita do novo hambúrguer de plantas, feito sob encomenda, é de propriedade do Burger King, que acertou com a Marfrig o direito de exclusividade de fornecimento por um prazo determinado (não revelado pelos executivos). Depois disso, a operação brasileira de fast-food poderá encontrar outro fornecedor. Hoje, além do fabricante americano de hambúrgueres, há também um na Suécia.

O presidente do Burger King prefere não antecipar se há a possibilidade de os hambúrgueres de planta da Marfrig terem potencial para exportação. ;Claro que a Marfrig ficaria muito contente, mas tudo vai depender de condições de negociação;, explica o executivo da cadeia de fast-food.

A Marfrig, por sua vez, segundo Miguel Gularte, CEO da Operação América do Sul da companhia, planeja, até o fim do ano, começar a lançar alguns produtos feitos em parceira com a ADM diretamente no varejo. Não há detalhes sobre o tipo de alimento que vai compor o novo portfólio, mas a lógica indica que a companhia de proteína animal deverá buscar desenvolver alimentos à base de vegetais que tragam semelhança com o que já é comercializado e tem como matéria-prima a carne.

;Estou orgulhoso com um filho rebelde. Somos os maiores produtores de hambúrguer do mundo e, agora, junto com o Burger King, passamos a oferecer um hambúrguer vegetal com sabor animal. Estamos confiantes de que vai ser um sucesso;, diz Gularte. O executivo conta que fez um teste cego na semana passada e ele próprio se confundiu quanto a matéria-prima do produto servido.

A primeira experiência com o Burger King no Brasil poderá servir de laboratório para expandir essa nova área de negócios da Marfrig para outros mercados onde a companhia está presente. Hoje, a empresa tem unidades de produção, além do Brasil, na Argentina, no Uruguai e nos Estados Unidos, ;o que nos dá uma estrutura industrial poderosa".

Para deslanchar com o projeto, segundo Gularte, foram vários meses de trabalho e centenas de testes com a ADM. A Marfrig, diz, vem pesquisando há muitos anos esse assunto, mas a oportunidade só chegou agora.

;Vivemos em um mundo onde mais e mais pessoas querem opção da escolha. Quem sabe se o hambúrguer vegetal não poderá atender à demanda que hoje é atendida pela proteína animal?;, diz o executivo da gigante de proteína animal.

Hoje, a Marfrig atende a cerca de 130 países com sua carne bovina. Com a atual quantidade de unidades de produção, de acordo com o executivo, teria condições de expandir com rapidez, com a linha de produtos à base de plantas. Gularte avalia que esse será um negocio com potencial de crescimento importante.

Sabor local

Opinião semelhante tem o presidente do Burger King. ;É uma tendência global. O sucesso nos EUA foi impressionante e chamou a atenção da gente para fazermos pesquisas para entender se esse seria um produto que despertaria no brasileiro a propensão de consumidor. Não conseguimos imaginar quanto será o potencial de venda, dada a inovação, já que é algo inédito em todo o mercado brasileiro;, explica.

O executivo acha que ainda é cedo para afirmar que o hambúrguer de planta feito no Brasil poderá ser exportado para outras subsidiárias. Mas ele lembra que outras operações do Burger King já incorporaram, por exemplo, uma criação local, a casquinha de sobremesa. Segundo o presidente da empresa, existe a preocupação em desenvolver receitas com sabor local. Para isso, o franqueador dá liberdade para que sejam feitas pesquisas e permite que as receitas sejam adaptadas.

Por ano, passam, pelas cerca de 400 lojas do Burger King, 150 milhões de consumidores, aproximadamente. No Brasil desde 2011, a empresa disputa parte dos R$ 400 bilhões movimentados anualmente pelo mercado de food-service, que, mesmo com as dificuldades da economia brasileira, vem acrescendo acima da inflação.

"O consumidor procura conveniência, praticidade, opção e sabor. Os hambúrgueres à base de plantas são uma tendência crescente. Fomos os primeiros a trazer o hambúrguer vegetariano, o balde de batata e, agora, o hambúrguer à base de plantas, com o diferencial de ter um gosto 100% de churrasco;, diz Miranda.

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