Simone Kafruni
postado em 04/09/2019 18:11
Líder em seguros de vida em Brasília e no Brasil, onde detém 18% de participação no segmento, e na liderança nacional em proteção agrícola, a Mapfre Seguros aposta no mercado brasileiro, cujo potencial de crescimento é mais do que dobrar o número de clientes atendidos. Presente em um evento setorial na capital federal nesta quarta-feira (4/9), o presidente da Mapfre Seguros, Luis Gutiérrez, concedeu uma entrevista exclusiva ao Correio, na companhia do diretor territorial do Centro-Oeste, mais Tocantins, Rondônia e Oeste da Bahia, Edson Tatsuya Shimojo.A empresa espanhola, fundada em 1933, está presente em 52 países. ;O mercado brasileiro é bastante desenvolvido na área de seguros, mas pode crescer até 2,4 vezes mais. Para isso precisamos desenvolver nossos sistemas de pagamentos e de distribuição, mas, sobretudo, aumentar a oferta;, afirmou Gutiérrez. Segundo ele, existem milhões de pessoas que nunca receberam uma oferta de seguros na vida. ;Em nível nacional, a proteção de carros é o carro-chefe. Cerca de 30% da frota é segurada. Nas residências, são 15% e, quando se fala de vida, somente 8% a 10% dos brasileiros têm seguros. Há muito o que crescer;, afirmou. Na produção agrícola, a proteção atinge 15%.
Conforme Shimojo, o crescimento em Brasília é consistente desde 2014. Na carteira de seguros de vida, o avanço foi de 8% de janeiro a julho deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. O ritmo acompanha o desempenho da companhia no Brasil. No Distrito Federal, o resultado positivo incluiu outros produtos, como previdência, fundos de investimentos e capitalização. ;Até julho, tivemos 9,5% de crescimento em relação a 2018. Os brasilienses estão mais conscientes sobre a importância do planejamento financeiro;, afirmou.
Investimentos
No mês passado, os fundos de previdência da Mapfre foram reconhecidos pelo levantamento da XP Investimentos, com base em dados da Economática, como os que oferecem melhor performance em um período de 10 anos. O fundo multimercado, por exemplo, apresentou retorno de 223,73% em uma década. Por fim, os seguros com cobertura mais simples e de baixo custo, como garantia estendida, seguro viagem e assistência residencial cresceram, 17,4% no primeiro semestre do ano em relação ao igual período de 2018. No ano passado, a companhia espanhola faturou 27 bilhões de euros.