Economia

Tecnologia é tema de painel em evento de seguros

O CONSEGURO 2019 foi realizado pela Confederação Nacional das Seguradores (CNseg)

Cristiane Noberto*
postado em 04/09/2019 21:09
O CONSEGURO 2019 foi realizado pela Confederação Nacional das Seguradores (CNseg)Blockchain, inteligência artificial e redes sociais para prospecção de clientes. Esses foram alguns dos temas destacados no painel "A economia digital ampliando suas fronteiras" na manhã desta quarta-feira (4/9) da CONSEGURO 2019. O congresso bianual do mercado de seguros foi realizado pela Confederação Nacional das Seguradores (CNseg).

;Como se transformam as empresas de hoje?; Esse foi o questionamento levantado presidente da SulAmérica, Gabriel Portella. Do ponto de vista tecnológico, as empresas precisam se reinventar todos os dias para se manter dentro do mercado. Utilizar de inteligência artificial para automatizar os serviços e gerar agilidade nos processos, são só algumas das sugestões destacadas por Portella.

O professor da PUC-Rio Gustavo Robichez, explicou alguns dos cenários que as empresas de seguro já utilizam atualmente. Blockchain, conjuntos de protocolos de segurança dentro da rede, ajudam os seguros e dão possibilidades de modelo de contratação de seguros objetivo e transparente, indenização semi-automatizadas, mecanismos de avaliação de fraudes, diminuir os custos de auditoria a cada ano, entre outros pontos elencados pelo docente, inclusive menor burocracia.

Mesmo assim, Robichez apontou que é preciso ter cuidado para não achar que a tecnologia é a solução para todos os problemas, pois elas são muito variáveis. Entretanto, segundo o docente, não é motivo para não experimentar.

Segundo ele, é impossível que daqui a algum tempo as pessoas serão substituídas por robôs, porém muitas atividades estarão mais automatizadas. Isso não significa que faltarão empregos, mas sim que as profissões se adaptarão ao mercado de trabalho.

;Eu acredito que o ser humano ainda é um uma peça fundamental, por causa da criatividade, criar um mundo novo e superar desafio. Nesse novo cenário não vão faltar desafios para a sociedade daqui pra frente;.

Para o mercado de seguradoras, o professor acredita que esse nicho tende a se beneficiar muito de técnicas analíticas que possam usar dados para auxiliar o processo de tomada de decisão. ;Isso inclui entender melhor a preferência de consumidores entender melhor modelos de precificação e desenvolver formas e novos modelos de negócios;, finalizou.

Redes sociais e os negócios

A automação dos serviços faz cada vez mais parte da vida dos consumidores. Na análise de Robichez o futuro é voltado para as redes sociais. O professor destacou que uma pesquisa realizada em 2019, revelou que 67% dos entrevistados utiliza as redes sociais para comparar os produtos de outras empresas de seguro.

O professor indica jtambém que uma das formas mais eficazes de fazer a venda dos produtos aos clientes é transformando eles em vendedores por meio das redes ;se o seu produto é bom, o cliente vai falar dele e vender para você;, afirmou
* Estagiária sob supervisão de Roberto Fonseca

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação