Economia

Mais vagas temporárias

postado em 06/09/2019 04:05

O mercado de trabalho deverá ter melhoras significativas até o fim do ano. Nas estimativas da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), o país deve abrir 570 mil novas vagas formais para funcionários temporários entre setembro e dezembro deste ano. O número representa uma alta de 13,86%, em comparação com as 500 mil oportunidades oferecidas no mesmo período de 2018. O levantamento aponta que o fortalecimento do setor começa em outubro, em razão do Dia das Crianças.

Essa comemoração é responsável pelo incremento do emprego em todos os meses de outubro. Esse ano, em comparação a 2018, a estimativa é de avanço nas vagas de 19,84%. Comportamento deve se manter até dezembro porque, devido às festas de fim de ano, oferece o maior volume de vagas. Nas simulações da associação, dezembro contará com um acréscimo de 21,82% em oportunidades para os temporários.

O levantamento mostra ainda que São Paulo, com cerca de 366 mil vagas, é o estado com maior participação na geração de vagas de trabalho temporário, seguido por Paraná (36.899), Rio de Janeiro (34.688), Santa Catarina (26.870) e Amazonas (26.701). ;O cenário está em constante transformação e as empresas estão se adaptando, se reinventando, se reestruturando e buscando formas e alternativas formais de contratar trabalhadores, nas mais variadas qualificações profissionais, preservando os direitos, mas com oxigênio suficiente para acompanhar a oscilação da economia;, explica Michelle Karine, presidente da Asserttem.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação