Economia

Defesa muda regra para concursos

postado em 06/09/2019 04:05
Para escolas de formação, mudanças na aprovação de candidatos negros

O Ministério da Defesa alterou o procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração de candidatos negros em processos seletivos para ingresso nas escolas de formação militar das Forças Armadas. De acordo com portaria, publicada no Diário Oficial da União (DOU), a partir de agora, os candidatos aprovados em todas as etapas complementares serão relacionados, em ordem decrescente de nota final, em lista de ampla concorrência e em lista de vagas reservadas aos negros.

Os candidatos negros aprovados dentro do número de vagas oferecido à ampla concorrência não serão computados para efeito do preenchimento das vagas reservadas ; em caso de desistência ou desclassificação, a vaga será preenchida pelo candidato negro aprovado posteriormente classificado.

Em caso de desistência ou desclassificação de candidato aprovado em vaga de ampla concorrência, a vaga será preenchida pelo candidato aprovado na ampla concorrência posteriormente classificado. Na hipótese de não haver o número de candidatos negros aprovados para ocupar as vagas reservadas, as vagas remanescentes serão revertidas para a ampla concorrência.

A divulgação da relação final dos candidatos classificados respeitará os critérios de alternância e proporcionalidade, que consideram o número de vagas total e o número de vagas reservadas aos candidatos negros. Os aprovados nas vagas reservadas às pessoas negras não poderão ser listados em ordem sequencial ao final da lista geral dos candidatos aprovados a ser publicada.


  • Saldo positivo na poupança em agosto

    Os depósitos superaram as retiradas na poupança em aproximadamente R$ 1,3 bilhão em agosto. Dados divulgados ontem pelo Banco Central mostram que as famílias brasileiras voltaram a aplicar na caderneta. Em julho, a captação líquida (a diferença entre depósitos e retiradas) foi negativa em R$ 1,6 bilhão. Para o educador financeiro Jônatas Bueno, a taxa básica de juros (Selic) no menor patamar histórico pode ter a ver com essa ;inversão;. Segundo o especialista, a perda de rentabilidade dos investimentos pós-fixados podem estar incentivando a aplicação na poupança, que tem taxa fixa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação