Economia

Ações de bancos puxam alta da B3

postado em 06/09/2019 04:05

O dia começou animado no mercado. Pela manhã, os investidores já se mostravam otimistas com o cenário externo favorável e as declarações do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto sobre redução dos depósitos compulsórios foram a cereja do bolo. Com isso, o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), fechou no melhor patamar nas últimas três semanas aos 102.253 pontos, com alta de 1,03%. Já o dólar operou com muita volatilidade, mas acabou terminando positivo, a R$ 4,11.

A declaração de Campos Neto pressupõe a injeção de mais dinheiro na economia por meio da liberação de compulsório. O que ecoou de maneira positiva nas ações dos bancos que subiram fortemente. Banco do Brasil (+3.49%), Itaú Unibanco ( 2.84%), Santander ( 2.82%) e Bradesco ( 2.31%). ;Isso significa injeção líquida de recursos na economia e deve trazer benefícios a curto prazo;, afirmou Ilan Arbetman, da Ativa Investimentos. Ele ressaltou que esse foi o motivo do crescimento dos bancos que puxaram a bolsa.

Segundo Arbetman, também contribuiu para o resultado no cenário interno o apaziguamento do impasse entre Bolsonaro e Guedes sobre o teto de gastos e a expectativa de aprovação rápida da Previdência no Senado.

No mercado internacional, o agendamento do encontro entre Estados Unidos e China para o acordo comercial em outubro puxaram para cima as bolsas do mundo. Com a data marcada, continua a onda otimista da sessão anterior, com as chances menores de um Brexit sem acordo e a sinalização de novo corte de juros pelo Federal Reserve (banco central dos EUA).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação