Simone Kafruni
postado em 06/09/2019 18:39
Empresa do Banco do Brasil e do Bradesco de pagamento automático em pedágios e estacionamentos, a Veloe, unidade de negócios da Alelo, começa a operar em Brasília e fará o lançamento oficial durante a 11; edição do Congresso Brasileiro de Rodovias e Concessões (ABCR), que será realizado na semana que vem no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). Criada para facilitar a mobilidade urbana, a empresa investiu R$ 160 milhões até agora, tem 65 rodovias cobertas, 100% das pedagiadas, além de 200 estacionamentos no país.
Em Brasília, três shoppings e um prédio ; Boulevard Shopping, Edifício Camargo Correa, Iguatemi e Park Shopping ; contam com o serviço. Número que chegará a 10 em breve. De acordo com o executivo responsável pela Veloe, Marcelo Costa, a marca traz uma nova experiência de pagamento para pedágios e estacionamentos. ;Estamos presentes nas principais rodovias do país, aeroportos, ruas, centros comerciais, hospitais. O serviço é tanto para pessoas jurídicas quanto físicas;, explicou.
Toda as operações são digitais, desde a aquisição do plano até a gestão e pagamentos, por meio de aplicativo, no qual é possível acompanhar todas as transações, assim como realizar recarga on line, verificar o extrato de utilização, solicitar novas tags e incluir mais veículos para usar os serviços. ;Lançamos a empresa há um ano e já conseguimos construir uma rede, com plataforma digital. Agora, faremos o lançamento em Brasília;, disse Costa.
Segundo ele, a capital federal não tem a cultura desse tipo de produto porque não tem pedágio urbano como Rio de Janeiro e São Paulo, por isso também não conta com concorrência na operação do serviço. ;Não é comum em Brasília, mas já está nas rodovias do Entorno. O mercado é importante, pois tem a quarta maior frota de veículos do país e uma renda per capita alta, além de vários empreendimentos com estacionamento;, destacou.
A vantagem do serviço de pagamento automático, sobretudo em pedágios, é a agilidade. ; Em São Paulo, apenas metade do fluxo de veículos pagam em cabines manuais. Para transportadores, isso representa economia de tempo, combustível e manutenção dos veículos;, afirmou o executivo. Apesar disso, o maior número de clientes ainda é no segmento pessoa física, na proporção de 70% a 30%.
Como funciona
O cliente abre uma conta, recebe um adesivo, cola no carro e passa nos pedágios e estacionamentos sem parar, com os valores sendo descontados. ;Atingiu o valor total, ele é automaticamente recarregado no cartão de crédito. É uma comodidade;, ressaltou. Para lançar o serviço, as promoções isentam de tarifa por períodos de um ano ou até dois anos se o usuário for cliente do Banco do Brasil ou do Bradesco.