Pelo menos 70% dos shoppings já aderiram à campanha Semana do Brasil, informou nesta quarta-feira (18/9) a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop). Segundo a entidade, os centros comerciais trabalham com antecedência na divulgação de ofertas e descontos para alavancar as vendas em curto período.
A previsão é que o setor varejista obtenha aumento de 10% nas vendas até final de setembro. Dados da Cielo, empresa de serviços financeiros, mostram que o programa de incentivos vem movimentando os setores de cosméticos (19%), móveis e eletrodomésticos (16%), supermercados (13%), vestuário e artigos esportivos (7%).
A campanha Semana do Brasil foi criada pelo governo federal, em parceria com a iniciativa privada, para incentivar o consumo e estimular a economia do país entre os dias 6 e 15 de setembro. "Vamos valorizar o que é nosso" é o mote do movimento, inspirado em 7 de setembro, a fim de estender as comemorações do Dia da Independência. Também foi organizada aos moldes do movimentos de varejo de outros países, que costumam fazer promoções em feriados nacionais.
[SAIBAMAIS]Em São Paulo, a campanha foi elogiada pelo diretor institucional da Alshop, Luís Augusto Ildefonso. ;Setembro nunca teve uma data comemorativa para o varejo, então o governo federal teve muito êxito em criar uma ação como essa, que beneficiou tanto os empresários e também os consumidores;, disse.
Segundo o governo, a criação e o lançamento da campanha tiveram o objetivo de realçar o mês de setembro como mais um período de promoções para aquecer a economia e movimentar o comércio. A intenção é que a campanha se repita nos próximos anos.