Jornal Correio Braziliense

Economia

BC decreta liquidação da Corretora Um, no dia em que ela completa 50 anos

Autoridade monetária anunciou liquidação extrajudicial da empresa, que já havia enviado convites para a festa de aniversário de meio século

O Banco Central (BC) decretou a liquidação extrajudicial da Um Investimentos S.A. Corretora de Títulos e Valores Mobiliários. Justamente nesta sexta-feira (20/9), dia em que a empresa comemora 50 anos. A corretora enviou convites para uma celebração especial da data, no Viva Rio, às 21h. Mas não há motivos para comemorar. Em ato assinado pelo presidente do BC, Roberto Campos Neto, o órgão determinou a indisponibilidade dos bens de seus controladores e administradores.

Segundo o BC, a liquidação foi motivada pela ;a grave situação patrimonial, as graves violações às normas legais que disciplinam a atividade da instituição, bem como a existência de prejuízos que sujeitam a risco anormal os seus credores;. A autoridade monetária informou que a empresa tem 7,5 mil clientes e administra 0,021% dos recursos geridos de terceiros no 2; trimestre de 2019. Procurada, a corretora não atendeu.

Fundada com o nome de Umuarama S.A. Corretora de Títulos e Valores Mobiliários em 1969, adotou o atual nome em 2008. Em 2015, transferiu sua carteira para a XP Investimentos. É controlada por Fernando Opitz e pelas empresas de participações FDJ Empreendimentos, Investplus Empreendimentos e Umuarama.

Pelo ato do BC, foi nomeado liquidante, com amplos poderes de administração e liquidação, Eduardo Felix Bianchini. Em outro comunicado, a instituição informou que, em decorrência da decretação da liquidação extrajudicial, além dos controladores diretos, os ex-administradores também tiveram seus bens indisponibilizados.

[SAIBAMAIS]A corretora e o controlador Fernando Opitz foram multados no ano passado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) por exercício irregular de gestão de carteira entre 2009 e 2011 e por promover negociações para aumentar os ganhos com corretagem. Além de multas no total de R$ 2 milhões, os agentes envolvidos foram proibidos de atuar no mercado por cinco anos.

Leia abaixo a íntegra do decreto do BC, publicado também na capa do site da Um Investimentos.

;O Presidente do Banco Central do Brasil, no uso das atribuições que lhe confere o art. 12, inciso XV, alínea ;a;, do Regimento Interno, anexo à Portaria n; 84.287, de 27 de fevereiro de 2015, com fundamento no arts. 15, inciso I, alíneas ;a;, ;b; e ;c; e ; 2;, e 16 e 52 da Lei n; 6.024, de 13 de março de 1974, considerando as graves violações às normas legais e regulamentares que disciplinam a atividade da instituição financeira, o comprometimento da situação econômico-financeira, bem como a existência de prejuízos que sujeitam a risco anormal seus credores, conforme consta do Processo Eletrônico n; 107163;

R E S O L V E :

Art. 1; Fica decretada a liquidação extrajudicial da Um Investimentos S/A Corretora de Títulos e Valores Mobiliários, CNPJ n; 33.968.066/0001-29, com sede na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

Art. 2; Fica nomeado liquidante, com amplos poderes de administração e liquidação, Eduardo Felix Bianchini, carteira de identidade n; 5436983-6 ; SSP/SP e CPF n; 096.514.621-91.

22 de Julho de 2019.;