Economia

José Barroso Tostes Neto é o novo secretário da Receita Federal

O novo secretário já disse que o sistema tributário brasileiro é complexo e defende uma reforma

Anna Russi
postado em 20/09/2019 12:20
José Barroso Tostes Neto vai ser o novo secretário da Receita FederaO servidor de carreira, que atuava como consultor especial no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) José Barroso Tostes Neto assumirá o cargo como novo secretário especial da Receita Federal no Ministério da Economia.

Em 2018, ele chegou a concorrer na lista tríplice do Sindifisco para cargo de secretário da Receita em eleição pelo Sindifisco (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal), mas ficou de fora.

Tostes Neto conheceu o presidente da República, Jair Bolsonaro, na última quarta-feira (18/9). O novo secretário já disse que o sistema tributário brasileiro é complexo e defende uma reforma.

Atualmente há duas propostas da reforma tributária em tramitação no Congresso, uma idealizada pelo economista Bernard Appy apresentada pelo deputado Baleia Rossi (MDB-SP), que tramita na Câmara dos Deputados. A outra proposta teve o parecer aprovado no Senado nesta semana, e tem como base a proposta do ex-deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR). O governo ainda deve mandar um terceiro texto com sua proposta oficial para a reforma Tributária.

Na última semana Marcos Cintra foi exonerado do cargo um dia após a divulgação de detalhes sobre as possíveis alíquotas para um imposto nos moldes da antiga Contribuição Provisória Sobre Movimentação Financeira (CPMF). Após a saída de Cintra, o Presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou mais de uma vez que não haverá a criação de um novo imposto sobre transações.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação