Economia

Liquidada em dia de festa

postado em 21/09/2019 04:14

O Banco Central (BC) decretou ontem a liquidação extrajudicial da Um Investimentos S.A. Corretora de Títulos e Valores Mobiliários, justamente no dia em que a empresa comemora 50 anos. A corretora enviou convites para a celebração da data, no Viva Rio, às 21h. Mas ficou sem motivos para comemorar. Em ato assinado pelo presidente do BC, Roberto Campos Neto, o órgão determinou a indisponibilidade dos bens de seus controladores e administradores.

Segundo o BC, a liquidação foi motivada pela ;grave situação patrimonial, graves violações às normas legais que disciplinam a atividade da instituição, bem como a existência de prejuízos que sujeitam a risco anormal os seus credores;. A autoridade monetária informou que a empresa tem 7,5 mil clientes e administra 0,021% dos recursos geridos de terceiros no 2; trimestre de 2019. Procurada, a corretora não atendeu.

Fundada com o nome de Umuarama S.A. Corretora de Títulos e Valores Mobiliários, em 1969, adotou o atual nome em 2008. Em 2015, transferiu sua carteira para a XP Investimentos. É controlada por Fernando Opitz e pelas empresas de participações FDJ Empreendimentos, Investplus Empreendimentos e Umuarama.

Pelo ato do BC, foi nomeado liquidante, com amplos poderes de administração e liquidação, Eduardo Felix Bianchini. Em outro comunicado, a instituição informou que, em decorrência da decretação da liquidação extrajudicial, além dos controladores diretos, os ex-administradores também tiveram seus bens indisponibilizados.

A corretora e o controlador Fernando Opitz foram multados, no ano passado, pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) por exercício irregular de gestão de carteira entre 2009 e 2011 e por promover negociações para aumentar os ganhos com corretagem. Além de multas de R$ 2 milhões, os agentes envolvidos foram proibidos de atuar no mercado por cinco anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação