Economia

Lançamentos e vendas de imóveis crescem devido à queda de juros

Queda dos juros e linha de crédito atrelada à inflação estimulam a compra da casa própria, mas especialistas alertam que, com a redução dos estoques, pode haver elevação de preços se a procura for muito forte

Gabriel Pinheiro*, Thaís Moura*
postado em 22/09/2019 08:00
O estudante João Gabriel Calixto acaba de comprar um apartamento no Noroeste para viver com a mãeCom a taxa básica de juros (Selic) fixada no menor patamar da história (5,5% ao ano) e as novas modalidades para financiamentos imobiliários indexados à inflação, anunciadas pela Caixa Econômica Federal no mês passado, o sonho da casa própria ficou mais próximo de se tornar realidade. Segundo especialistas, as prestações vão se encaixar mais facilmente no orçamento das famílias. Mas um dado importante deve ser levado em conta: as mensalidades não podem comprometer mais do que 30% da renda, para se evitar o superendividamento.

Diante desse quadro favorável, as construtoras se preparam, depois de passarem por um momento de elevada oferta e baixa procura por imóveis. A retomada do setor é visível. Dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) mostram que, entre abril e julho últimos, o número de lançamentos no país aumentou 11,8% ante o mesmo período de 2018.

De acordo com o levantamento, foram lançados 30.607 unidades residenciais no segundo trimestre deste ano. Desse total, 21.044 foram construídos no Sudeste e 3.649, no Centro-Oeste. A Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), que reúne informações de 20 empresas, registrou 45.085 novos empreendimentos imobiliários de janeiro a junho, sendo 34.011 do programa Minha Casa Minha Vida.

No Distrito Federal, segundo pesquisa da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi) e do Sindicato da Indústria de Construção Civil (Sinduscon), houve aumento de 23,5% nas unidades lançadas no primeiro semestre em comparação ao ano todo de 2018. Mas, segundo o presidente da Ademi-DF, Eduardo Aroeira, como a confiança do consumidor aumentou, os empreendimentos estão sendo insuficientes para atender a demanda. No trimestre encerrado em junho, por exemplo, a oferta caiu em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo o vice-presidente do Sinduscon-DF, Adalberto Valadão Júnior, a velocidade de vendas continua acima de 5%. ;Mesmo com mais lançamentos, temos vendido além do ofertado. Com isso, o estoque está caindo, o que gera uma tendência de alta dos preços;, diz. Por isso, para ele, esse é o momento ideal para comprar um imóvel.

;Tivemos, no DF, mais lançamentos esse ano até o mês de julho do que todo o ano passado. Em termos do volume geral de vendas, que é o valor total de unidades vendidas, em 2018, acumulamos cerca de R$ 1,2 bilhão em vendas, e até julho deste ano, o número chegou a quase R$ 1,3 bilhão;, acrescenta Aroeira. Ele espera que o faturamento na capital alcance o dobro do que foi em 2018.

O diretor da filial de Brasília da Brasal Incorporações, Jean Oliveira, afirma que, entre os lançamentos no DF, a maior quantidade de vendas no ano foi de imóveis localizados no Noroeste. 80% das vendas da empresa em agostos se concentraram no bairro.

Há três meses, o estudante João Gabriel Calixto, 21 anos, se mudou para o Noroeste com a mãe. Foi no bairro que ele conseguiu um imóvel que atendesse as necessidades da família. ;Faltam bons apartamentos em outros lugares de Brasília,;diz. Marcelo Vasconcelos, 45, é empresário do ramo da beleza e tinha um empreendimento no Lago Sul quando decidiu abrir um outro no Noroeste. ;A gente observou o movimento de um bairro novo e planejado sendo comentado pelos nossos clientes. E, quando percebemos que havia a carência de alguns serviços, decidimos fazer uma visita ao bairro e gostamos de lá;, explica.

Recomendações

Apesar da queda dos juros, quem deseja comprar imóvel precisa tomar alguns cuidados. ;Quando adquirimos uma casa, estamos pensando em uma compra de médio e longo prazos, portanto, é importante conseguir um bom negócio para não se endividar além da conta;, afirma o coach financeiro, Silvio Bianchi. Segundo ele, um imóvel é um ;incorporamento de uma dívida por um período de até 30 anos no orçamento;. ;É preciso um cuidado adicional, é necessário fazer uma análise para se arcar com esse custo;, explica.

;As taxas de juros estão baixando e isso é um ponto interessante. A questão é o tempo de pagamento. Porque, no final, o comprador que pagaria o valor de duas casas, pagará uma casa e meia;, diz. De acordo com o especialista, é preciso ter reservas para situações emergenciais, caso a fonte de renda fique comprometida por algum período, sobretudo com desemprego.

* Estagiários sob supervisão de Rozane Oliveira

Retomada à vista

No 2; trimestre de 2019, os lançamentos imobiliários apresentaram aumento de 11,8% em relação ao mesmo trimestre de 2018

Unidades lançadas

No país

2014 76.259
2015 63.955
2016 69.803
2017 82.508
2018 100.405
2019 45.085*

* Até junho

; No primeiro semestre, 10.933 lançamentos são imóveis de médio/alto padrão e 34.011, do programa Minha Casa Minha Vida.

No DF
2016 706
2017 1.001
2018 1.761
2019 2.175

; De acordo com dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), a Região Centro-Oeste (3.649) só perde em unidades lançadas para a Sudeste (21.044).

Fique atento!

Com os juros mais baixos e uma maior demanda por imóveis, especialistas apontam os principais cuidados na hora de adquirir um imóvel

; Faça simulações das taxas de júros em bancos públicos e privados.

; Pesquise a construtora, veja o histórico e quantos edifícios foram entregues. Veja também se existem queixas, tanto nos sites de internet quanto no Procon.

; Pesquise as várias opções de compra. Essa procura faz com que o comprador faça uma melhor escolha, pois o mercado está ofertando bastante.

; Verifique se o imóvel está registrado em cartório. Isso é obrigatório por lei tanto em vendas na planta, quanto em imóveis prontos.

Fontes: Abrainc/Fipe; IBGE, Cbic e especialistas

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação