Economia

Dados divulgados desde julho sugerem retomada da recuperação da economia

Ainda assim, o BC considera que a economia segue operando com alto nível de ociosidade

Agência Estado
postado em 24/09/2019 09:43
Ainda assim, o BC considera que a economia segue operando com alto nível de ociosidadeA ata do último encontro do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), divulgada nesta terça-feira, 24, traz a avaliação de que os dados divulgados desde a reunião de julho do colegiado "sugerem" a retomada do processo de recuperação da economia brasileira.

"Após crescimento acima do esperado no segundo trimestre, o Comitê estima que o Produto Interno Bruto (PIB) deva apresentar ligeiro crescimento no terceiro trimestre", avaliou o Copom.

Para os membros da diretoria do BC, deve ocorrer ainda uma aceleração da atividade nos trimestres seguintes, reforçada pela liberação dos recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e do PIS-Pasep. Segundo a ata, esse impacto deve ocorrer principalmente no último trimestre do ano.

"O cenário básico do Copom supõe que o ritmo de crescimento subjacente da economia, que exclui os efeitos de estímulos temporários, será gradual", acrescentou o documento.

Ainda assim, o BC considera que a economia segue operando com alto nível de ociosidade, refletido nos baixos índices de utilização da capacidade da indústria e, principalmente, na taxa de desemprego.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação