Economia

Custo da saúde: hospitalização excessiva e falta de gestão aumentam valores

Tópicos foram citados pelo médico e CEO da Livon Saúde, Rodrigo Tanus, em palestra no auditório do Correio

Maria Eduarda Cardim
postado em 25/09/2019 17:40
Rodrigo Tanus, médico e CEO da Livon SaúdeHospitalização excessiva e de alto custo, ausência de foco em valor e a falta de gestão em saúde populacional foram alguns dos fatores citados pelo médico e CEO da Livon Saúde, Rodrigo Tanus, para o crescimento insustentável do custo da saúde no Brasil. Rodrigo foi um dos palestrantes do segundo painel do Correio Debate: saúde suplementar, consumo e sustentabilidade realizado nesta quarta-feira (25/9) no auditório do jornal. O painel tratou sobre prevenção e longevidade.

Rodrigo acredita que é necessário uma ;disrupção; do pensamento atual sobre o sistema. Para o CEO, a mudança tem que envolver os prestadores de serviço, médicos, já que os mesmo não conhecem o que é valor em saúde. Rodrigo explica que o valor em saúde é o resultado clínico que importa para o paciente dividido pelo custo da assistência. ;Toda assistência, por menor que seja, custa. Esse valor em saúde tem que ser positivo, o que não acontece nos dias atuais.

Como médico, ele explica que os prestadores de serviço não tem na própria formação uma visão direcionada para os negócios em saúde. ;Os prestadores têm uma mentalidade na qual ele fatura mais quando ele gera mais procedimentos;, explica. A ausência de monitoramento e da mensuração dos desfechos clínicos colabora para uma ausência de foco no valor.

A falta de mensuração de informações também não permite que o Brasil possa afirmar a resolutividade da atenção primária. ;Entendemos que a necessidade da atenção primária à saúde é praticamente vital. Precisamos de atenção primária para 100% das pessoas, mas não há como provar essa resolutividade;, explica. A operacionalização da atenção primária seria necessária para uma mudança de gestão de saúde.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação