Economia

Primeiro leilão de rodovias do governo Bolsonaro será realizado nesta sexta

O certame da BR-364/365, entre Minas Gerais e Goiás, recebeu três propostas. Governo estima atrair investimento de R$ 4,5 bilhões

Simone Kafruni
postado em 26/09/2019 17:44
Rodovia BR - 060O primeiro leilão de rodovias do governo Jair Bolsonaro será realizado nesta sexta-feira, com expectativa de investimentos de R$ 4,5 bilhões. A concessão do trecho com extensão de 437 quilômetros (km) da rodovia BR-364/365, que liga as cidades de Uberlândia (MG) a Jataí (GO), recebeu três propostas. A entrega dos envelopes ocorreu segunda-feira, na Bolsa de Valores de São Paulo (B3). A abertura das propostas para concorrência será às 10h também na sede da B3.

Apesar de ser a primeira licitação de estradas federais do atual governo, o projeto foi feito ainda na gestão de Michel Temer, em 2016. De acordo com os estudos do Programa de Parceria de Investimentos (PPI), a concessão prevê investimentos de R$ 2,06 bilhões e R$ 2,51 bilhões de custos operacionais (conservação, operação e monitoramento), que totalizam R$ 4,57 bilhões a serem aplicados no sistema viário ao longo dos 30 anos de concessão. Com o empreendimento, serão aproximadamente 3.680 mil empregos gerados direta e indiretamente.

O diretor da Secretaria de Transportes do PPI, Renan Brandão, explicou que, com o amadurecimento que o PPI está promovendo no modelo de concessão rodoviária, este será o primeiro de muitos leilões de rodovias. ;Teremos uma linha de produção de projetos bem estruturados e muita concorrência por ativos deste setor;, disse.

Conforme a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o critério de escolha do vencedor será dado pelo menor desconto na tarifa de pedágio, cujo teto foi fixado em R$ 7,02, em valores de junho de 2019. O trecho terá sete praças e a cobrança começará a partir do terceiro ano.

O Tribunal de Contas da União (TCU) estimou uma receita para a concessionária vencedora de R$ 8,35 bilhões. A rodovia é um importante corredor de escoamento da produção agroindustrial do sudeste goiano e do Triângulo Mineiro e faz ligação com outras duas estradas federais: a BR-$153 e a BR-050.

Obras

As principais obras previstas são a duplicação obrigatória de 44,2 km; a construção de 160 km de terceira faixa e 19,4 km de vias marginais, a implantação de 80 km de acostamentos na BR 364/GO, nove passarelas de pedestres, além de um centro de controle de operações e 13 bases do serviço operacional para apoio das equipes de atendimento médico de emergência, atendimento mecânico e atendimento aos demais incidentes na via. Além das obras obrigatórias, a ANTT poderá solicitar a execução de diversas melhorias ao longo da execução.

A EcoRodovias e um consórcio de construtoras locais, que já operaram juntas a concessão da MGO - Rodovia Minas Gerais-Goiás (posteriormente vendida para a EcoRodovias), entregaram propostas. O terceiro proponente foi representado pela corretora Necton Investimentos

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