Economia

Tesouro Nacional lança sistema para substituir pagamento pelo boleto de GRU

O serviço está em fase de avaliação assistida até 6 de outubro e a primeira etapa será com a Anvisa

Anna Russi
postado em 26/09/2019 18:16
Mão segura símbolo de cifrãoO Tesouro Nacional anunciou nesta quinta-feira (26/9) o PagTesouro, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Governo Digital (SGD), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e o Banco do Brasil. A plataforma servirá para o pagamentos de serviços para o Governo Federal.

O serviço está em fase de avaliação assistida até 6 de outubro e a primeira etapa será com a Anvisa. A partir do dia seguinte, todas as pessoas jurídicas que precisarem contratar serviços prestados pela Anvisa, disponíveis no Sistema Solicita, poderão pagar as taxas por meio de débito online.

A intenção é que, aos poucos, o boleto de Guia de Recolhimento da União (GRU) deixe de ser usado, de forma a modernizar a interação enre o governo e o cidadão brasileiro. A redução da burocracia e do tempo de resposta do Estado também deverá ser consequência da medida.

O PagTesouro servirá tanto para o consumidor que possui conta em banco quanto para o que não possui. Segundo o ministério da Economia, os pagamentos de taxas por serviços públicos também deverão migrar para formas mais atualizadas e instantâneas, como a carteira digital.

De acordo com o ministério da Economia, em um primeiro momento a plataforma será disponibilizada apenas para clientes do Banco do Brasil. No entanto, o plano é de que, em breve, seja estendido para outros órgãos e instituições que arrecadam atualmente pela GRU.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação