Economia

Ecorodovias vence leilão de concessão da rodovia BR-364/365

A empresa ofereceu uma tarifa de pedágio de R$ 4,69364, um desconto de 33,14% em relação à tarifa máxima de R$ 7,02. Serão sete praças de cobrança em um trecho de 437 km

Simone Kafruni
postado em 27/09/2019 11:25

BR-364 no município de Senador Guiomard no AcreNo primeiro leilão de rodovias do governo Bolsonaro, a Ecorodovias venceu, nesta sexta-feira (27/9), a disputa pela concessão da rodovia BR-364/365. A empresa ofereceu o maior deságio, de 33,41%, em relação à tarifa máxima determinada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), de R$ 7,02. O preço estipulado pela vencedora foi de R$ 4,69364.

A concessão prevê sete praças de pedágio ao longo do trecho de 437 quilômetros, que liga as cidades de Uberlândia (MG) e Jataí (GO). Serão localizadas nas cidades mineiras de Uberlândia, Monte Alegre de Minas, Ituiutaba e Santa Vitória e nos municípios goianos de Paranaiguara, Cachoeira Alta e Jataí.

Apesar de ser a primeira licitação de estradas federais do atual governo, o projeto foi feito ainda na gestão de Michel Temer, em 2016. De acordo com os estudos do Programa de Parceria de Investimentos (PPI), a concessão prevê investimentos de R$ 2,06 bilhões e R$ 2,51 bilhões de custos operacionais (conservação, operação e monitoramento), que totalizam R$ 4,57 bilhões a serem aplicados no sistema viário ao longo dos 30 anos de concessão. Com o empreendimento, serão aproximadamente 3.680 mil empregos gerados direta e indiretamente.

O Tribunal de Contas da União (TCU) estimou uma receita para a concessionária vencedora de R$ 8,35 bilhões. A rodovia é um importante corredor de escoamento da produção agroindustrial do sudeste goiano e do Triângulo Mineiro e faz ligação com outras duas estradas federais: a BR-$153 e a BR-050.

As principais obras previstas são a duplicação obrigatória de 44,2 km; a construção de 160 km de terceira faixa e 19,4 km de vias marginais, a implantação de 80 km de acostamentos na BR 364/GO, nove passarelas de pedestres, além de um centro de controle de operações e 13 bases do serviço operacional para apoio das equipes de atendimento médico de emergência, atendimento mecânico e atendimento aos demais incidentes na via. Além das obras obrigatórias, a ANTT poderá solicitar a execução de diversas melhorias ao longo da execução.

Próximos leilões

A carteira de projetos do Ministério da Infraestrutura até 2022 é extensa. Na lista constam rodovias importantes, como as BR-381/262/MG/ES, BR-163/230/MT/PA, BR-153/080/414/GO/TO, BR-364/RO/MT, BR-153/282/470/SC e SC-412, BR-116/493/RJ, BR-040/495/RJ/MG, BR-116/465/101/RJ/SP, além de 4,1 mil km das Rodovias Integradas do Paraná. Outros 7,2 mil km de rodovias já estão em fase de estudos.

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