Economia

Mercado S/A

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 01/10/2019 04:10

Uber entra no mundo das finanças

O maior aplicativo de transporte do mundo vai entrar no mercado financeiro. Com início das operações previsto para o fim deste mês de outubro, o Uber Pay será uma plataforma que permitirá pagamentos com o celular. Funciona assim: os usuários poderão comprar créditos usando boletos ou fazendo depósitos em locais autorizados e, depois, realizar os pagamentos. Na América Latina, o processamento da plataforma será feito pela fintech brasileira Ebanx, que presta serviços para o Airbnb e Spotify. Além disso, a Uber também pretende criar um marketplace voltado aos desbancarizados. Iniciativas como essas colocam ainda mais pressão sobre os bancos tradicionais, que enfrentam concorrência crescente. Um estudo da consultoria Accenture trouxe um dado alarmante: até 2025, os bancos podem perder US$ 280 bilhões em receitas de pagamentos. Ameaçados por fintechs e por instituições não bancárias, os bancos tradicionais têm o imenso desafio de se reinventar.




American Airlines contra-ataca

Dias depois de a companhia área americana Delta, sócia da Gol, anunciar a compra de 20% da Latam, a rival American Airlines decidiu ampliar suas rotas na América Latina, a partir do hub de Miami. Os trechos que ganharão reforço são Lima, no Peru, Santiago do Chile e São Paulo. Os voos começarão a ser vendidos no próximo dia 7. Segundo especialistas, o baixo crescimento da Europa e dos Estados Unidos deverá trazer novos investimentos para o continente latino.


41%

dos micro e pequenos empresários pretendem investir em seus negócios nos próximos três meses, segundo pesquisa do SPC Brasil e da CNDL. O índice é crescente: na pesquisa anterior, estava em 33%



Curitiba e BH no topo da referência dos turistas

Nem só da Operação Lava-Jato vive a capital paranaense. A recente disparada do dólar, que está próximo de R$ 4,20, fez a busca dos brasileiros por viagens nacionais disparar. Curiosamente, Curitiba é o destino que mais cresceu na procura dos turistas, com alta de 81% em agosto, segundo dados levantados pela plataforma de viagens Kayak. Na vice-liderança está Belo Horizonte, com avanço de 79%.



"Fundo de garantia é dinheiro no bolso. Juro baixo é um convite do Banco Central para que as famílias tomem crédito"

Fernando Sampaio, economista e sócio-diretor da LCA Consultores



Rapidinhas

; O Congresso Nacional será palco hoje do lançamento do MCC-E.NET, índice que vai monitorar o e-commerce no país. A iniciativa é resultado de parceria entre o Compre & Confie, empresa de inteligência de mercado, e a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico. O principal objetivo do indicador, que será publicado mensalmente, é apoiar a frente digital do Congresso.

; A italiana Generali foi eleita pela revista Forbes a melhor seguradora do mundo. Para elaborar o ranking, feito em parceria com a empresa de análise de mercado Statista, foram avaliados critérios como confiabilidade, conduta social, produtos e serviços oferecidos. A Generali ocupa a 61; posição na lista geral, à frente de outras seguradoras.

; A Fiemg recebe amanhã representantes da indústria brasileira do cimento para o lançamento de um programa de diretrizes sustentáveis. Chamado de Roadmap Tecnológico, ele apresenta alternativas para a redução de emissões de CO2 da indústria, além de identificar gargalos que limitam a adoção de políticas públicas.

; Agora é oficial: a WeWork, maior empresa de escritórios compartilhados do mundo, cancelou o IPO (oferta pública inicial, na sigla em inglês) que estava programado para este ano. Envolvida em manobras contábeis suspeitas, a companhia corria o risco de ver suas ações naufragarem.



Tok oferece áreas ociosas para os clientes

Para ocupar áreas ociosas das lojas, a rede de móveis Tok lança amanhã seu novo projeto, o Kwork. Sem precisar de agendamento, os clientes poderão desfrutar desses espaços, que terão internet de alta velocidade e funcionarão como um tipo de escritório compartilhado. ;Queremos estabelecer uma relação de proximidade e troca;, afirma Ivan Murias, CEO da Tok. ;Por isso, seguimos com a ideia de colocar as nossas lojas a serviço dos clientes de diferentes maneiras.;




Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação