Economia

Milão: Couro brasileiro apresenta selo de Certificação de Sustentabilidade

Brasil é o terceiro maior exportador de couros. Presidente da CICB afirma que o produto é mais sustentável que outras matérias primas

Cristiane Noberto*
postado em 02/10/2019 18:18
O presidente executivo do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), José Fernando BelloNesta quarta-feira (2/10), o selo de Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB) será apresentado na feira LineaPelle, em Milão, Itália. Para obter o certificado cada empresa precisa trabalhar no aprimoramento de 173 indicadores. O presidente executivo do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), José Fernando Bello, afirmou que o curtume brasileiro é o mais moderno do mundo.

O CSCB conta com quatro níveis do selo: Bronze (para quem atender até 50% dos indicadores aplicáveis de cada uma das quatro dimensões da certificação), Prata (75%), Ouro (90%) e Diamante (100%). Segundo Bello, a certificação brasileira já foi apresentada na Alemanha e na França, tendo um bom retorno em todas as redes de consumo desses locais. "O nosso produto está no tripé da sustentabilidade pois conta com elementos ambientais, econômicos e sociais", afirmou.

Bello ainda afirmou que, mesmo com o boicote de algumas marcas em agosto, o setor continua exportando 82% da produção para mais de 70 países. Segundo ele, o couro é mais sustentável que produtos têxtil e sintéticos, provenientes do petróleo, por se tratar de um subproduto de descarte. ;Nós reciclamos o subproduto da pecuária e, em vez de virar um descarte, trabalhamos em processos transformando em um produto final que tem muitas utilizações;.

Ele explica que nenhum animal é abatido para a utilização somente do couro. ;O que é resgatado é a pele logo após o abate. Pegamos o couro ;verde; e começamos a processar. Uma matéria prima que seria jogada fora se torna muito valiosa;, afirmou.

* Estagiária sob supervisão de Roberto Fonseca

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação