Há alguns dias, 21 gigantes da indústria de games anunciaram uma meta ambiciosa: até 2030, elas pretendem reduzir em 30 milhões de toneladas as emissões de dióxido de carbono. Segundo comunicado conjunto das empresas, elas precisam agir em resposta à crise climática.
;A indústria de videogames tem capacidade de envolver, inspirar e cativar a imaginação de bilhões de pessoas;, disse Inger Andersen, diretora executiva das Nações Unidas para o Meio Ambiente, na ocasião do anúncio da aliança entre as empresas. ;Isso a torna uma parceira extremamente importante para lidar com a emergência climática.;
Entre os compromissos firmados, chamam a atenção as ações propostas pela Sony Interactive Entertainment, uma das líderes mundiais do setor. A empresa afirmou que introduzirá o modo de baixa energia para a próxima geração do Play-Station e prometeu educar os jovens a respeito da importância da preservação do planeta.
A Microsoft estabelecerá uma nova meta para reduzir as emissões da cadeia de suprimentos até 30%, incluindo o fim da vida útil dos dispositivos, além de certificar quase um milhão de consoles Xbox como neutros em emissão de carbono. Entre as grandes empresas, destaca-se também o compromisso assinado pelo Google Stadia, que produzirá um Guia de Desenvolvimento de Jogos Sustentáveis, além de financiar pesquisas sobre como tornar os games mais responsáveis ambientalmente.
As empresas que ignorarem as novas preocupações ambientais da sociedade terão dificuldade para sobreviver. Um estudo conduzido pela agência Fleishman Hillard chegou a uma conclusão impressionante: 70% dos consumidores optam por produtos e serviços de companhias que gerem impacto social e ambiental. Não há, portanto, outro caminho a não ser investir cada vez mais em iniciativas sustentáveis.