A encenação, que congelou os convidados durante alguns segundos ; muitos deles fãs dos filmes da franquia ; foi preparada pela Latam e pela Disney para divulgar a primeira aeronave no mundo a ter na fuselagem a pintura de um dos personagens da saga Star Wars. Pelo acordo feito entre as duas empresas, a Boeing 777 voará com a caracterização por três anos. O avião se juntará a outros 777 da frota e, além do trecho São Paulo/Miami, que marcou na noite desta quinta-feira (10/10) o voo inaugural sob a nova estampa, também transportará passageiros para Nova York, Londres, Frankfurt, Orlando e Madri.
Para a Latam, uma parceria como a que foi feita com a Disney traz visibilidade em um momento em que a companhia vem fazendo investimento pesado na reforma de 200 aviões, o que representa dois terços da frota atual. No fim de agosto, a empresa anunciou que prevê investimentos de cerca de US$ 500 milhões até o ano que vem, na reformulação dos sites e aplicativos, na mudança de softwares e outros confortos para os passageiros. Desse valor, 50% vêm sendo destinados ao Brasil, onde, até 2020, 100 aeronaves passarão pelo banho de loja.
A Disney, ao levar um dos Stormtroopers para a fuselagem do 777, que fará voos tanto no continente americano quanto no europeu, usa a ação de marketing para promover uma nova área no parque Hollywood Studios, a Star Wars: Galaxy;s Edge, inaugurada em maio passado, entre públicos de diferentes regiões. Além disso, pega carona desde já no clima de pré-lançamento, em 19 de dezembro, de Star Wars: A ascensão skywalker, e atrela a novidade à próxima atração do seu parque em Orlando, a Star Wars: Rise of the Resistance, previsto para iniciar a operação em 5 de dezembro.
Além do padrão Disney de atendimento em seus resorts e parques, o gigante de entretenimento sabe que não pode descuidar dos investimentos em novas atrações, sob o risco de perder público tanto para concorrentes nessa área quanto para outros tipos de diversão, principalmente no mundo on-line.
Apesar do aumento da competição, no entanto, a Disney se mantém na liderança no ranking global de parques temáticos, segundo relatório divulgado em maio passado, pela consultoria TEA/Aecom, com dados referentes a 2018. Em todo o mundo, os parques temáticos da Disney ocuparam os quatro primeiros lugares, liderados pelo Walt Disney World Magic Kingdom.
No entanto, os parques temáticos chineses continuaram a crescer no ano passado, segundo o estudo, liderados por ganhos percentuais de dois dígitos no Changzhou China Dinosaurs Park, Chimelong Paradise em Guangzhou e Chimelong Ocean Kingdom, que chegaram ao grupo dos top 10.
Planejamento
Todo esse esforço de Latam e Disney, tendo o Brasil como ponto de partida, ocorre em um momento em que o país ainda apresenta sinais fracos de recuperação da economia, com muita incerteza quanto ao que está por vir em 2020. Parte dessa indefinição se reflete no câmbio, o que afeta diretamente não só os custos de operação das companhias aéreas, que têm parte de seus custos atrelados à moeda americana, mas também nos planos de viagem dos brasileiros.
Para o executivo da Latam, a solução para os clientes que querem conhecer os parques de Orlando ou outro destino internacional, mesmo com o dólar acima dos R$ 4 ; nesta quinta-feira (10/10), o comercial fechou a R$ 4,1236 na venda ; é se preparar.
Miranda não comenta se a empresa pretende colocar em prática alguma estratégia agressiva de vendas, no caso de os destinos internacionais sofrerem com a queda da procura. Segundo o VP da Latam, não é apenas a economia do país que influencia na decisão de compra do passageiro, mas há outros fatores, como a própria expectativa de realizar o sonho de visitar um destino, como no caso dos parques da Disney. ;A indústria sabe que tem de se ajustar às condições de mercado;, avalia.
Esses ajustes no setor aéreo passam não só pelo valor das tarifas, como na oferta de frequências para determinados destinos. A Latam viveu nos últimos meses dois tipos de situação. Três meses depois de anunciar que passaria a oferecer voos a partir do Brasil para Munique, na Alemanha, a companhia voltou atrás, em fevereiro passado. Na outra direção, a empresa precisou aumentar o número de frequências para Lisboa, que agora são diárias, em decorrência da alta procura por passagens.
Atrações
O VP da Latam salienta que, apesar de ser preciso observar o comportamento dos clientes, da economia e da concorrência a todo momento, é preciso adotar uma visão de longo prazo, em razão do alto valor dos ativos. ;Estamos fazendo os ajustes necessários para melhorar a experiência do cliente;, diz, referindo-se ao investimento nas aeronaves.
Claire Bilby, vice-presidente sênior de Vendas da Disney Destinations, diz que os brasileiros continuam a representar um público importante para os parques da companhia e dividem espaço nas primeiras colocações entre britânicos e canadenses. Segundo a executiva, não houve queda na emissão de visitantes a partir do Brasil mesmo com uma debilidade econômica que se arrasta desde 2014.
;Os brasileiros são muito importantes, e essas visitas se mantêm em crescimento. Da nossa parte, continuamos a investir na oferta de inovação para atrair mais clientes;, diz a executiva da Disney.
Assim como Miranda, a executiva não fala da possibilidade de oferecer promoções para aumentar o número de visitantes brasileiros em seus parques. Para ela, os investimentos em novas atrações, como a área dedicada a Star Wars, é uma forma de continuar a manter a atratividade do público. Mas Claire lembra que a companhia recebe seus clientes em diferentes padrões de hotéis ; ou seja, tanto aqueles com um limite intermediário no cartão de crédito quanto os que não se preocupam com o valor da conta.
Os 20 principais parques temáticos do mundo
Nome/Número de visitantes/Crescimento em relação a 2017
Walt Disney World Magic Kingdom/20.859.000/2%
Disneyland/18.666.000/2%
Tokyo Disneyland/17.907.000/7,9%
Tokyo DisneySea/14.651.00/8,5%
Universal Studios Japão/14.300.000/-4,3%
Disney;s Animal Kingdom/13.750.000/10%
Epcot/12.444.000/2%
Shanghai Disneyland/11.800.000/7,3%
Disney;s Hollywood Studios/11.258.000/5,0%
Reino do Oceano de Chimelong/10.830.000/10,6%
Universal Studios Florida/10.708.000/5%
Disney California Adventure/9.861.000/3%
Disneyland Paris/9.843.000/1,9%
Ilhas da Aventura/9.788.000/2,5%
Universal Studios Hollywood/9.147,000/1%
Disneylândia de Hong Kong/6.700.000/8,1%
Lotte World/5.900.000/-11,2%
Nagashima Spa Land/5.920.000/-0,2%
Everland/5.850.000/-7,3%
Ocean Park/5.800.000/0%
Fonte: Tea-Aecom/2018