Economia

Secretário reafirma que Petrobras, Caixa e BB não serão privatizadas

Segundo Salim Mattar, a intenção do governo é privatizar todas as 637 estatais, mas algumas delas, destacou, ficarão de fora

Agência Brasil
postado em 11/10/2019 17:21
Salim MattarO secretário especial de Desestatização, Desinvestimentos e Mercados do Ministério da Fazenda, Salim Mattar, voltou a reforçar nesta sexta-feira (11/10), durante o Fórum de Investimentos Brasil 2019, que o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e a Petrobras não serão privatizadas neste governo do presidente Jair Bolsonaro. ;No meu mandato não consta a privatização da Petrobras, nem da Caixa e nem do Banco do Brasil. Essas empresas não serão vendidas;, afirmou.

A intenção do governo, segundo ele, é privatizar todas as 637 estatais, mas algumas delas, destacou, ficarão de fora. ;Venderemos todas que sejam possíveis de serem vendidas;, disse. Entre as que não serão privatizadas estão empresas da área de segurança nacional. ;Não serão vendidas algumas empresas militares de segurança nacional e empresas que o Congresso achar que não devem ser vendidas;.

Mattar disse que o governo tem se reunido para definir estratégias para agilizar as privatizações. ;Estamos neste momento discutindo, em diversas áreas, uma forma de como poderemos fazer isso [privatizar]. Porque tem um arcabouço jurídico já feito, complexo, que é difícil de ser mudado. Então esse é um grande desafio;, disse.

A ideia do governo, segundo o secretário, é fazer um fast track [sistema de aceleração dos processos], para acelerar as vendas das estatais. ;Precisamos elaborar um fast track para vender mais rápido essas empresas. Não posso citar nomes, mas a mais rápida que vamos conseguir vender, vamos gastar entre 10 e 11 meses. Uma empresa que, na iniciativa privada, seria vendida em 60 ou 75 dias;.

;O Estado brasileiro é obeso, lento, burocrático e oneroso;, disse, acrescentando que o governo fará o possível para reduzir o seu tamanho. ;Vamos fazer o máximo para reduzir a presença do Estado e vender todas as estatais que sejam possíveis;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação