Economia

Transporte será o principal indicador da inflação no ano que vem

O grupo se tornará o principal componente do indicador, superando a participação de alimentos e bebidas

Anna Russi
postado em 12/10/2019 07:00
Uma moeda d um realO Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mudará a metodologia de cálculo da inflação oficial, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A partir de janeiro de 2022, o grupo transportes se tornará o principal componente do indicador, superando a participação de alimentos e bebidas.

Rafael Leão Parallaxis, economista-chefe da Parallaxis Economics e Data Science, lembra que o preço do combustível é determinante no grupo transportes, mas como o Banco Central (BC) vai analisar o indicador cheio, não deve haver aumento significativo da inflação pela alteração da metodologia. ;Isso também indica que a medida não vai ter grande influência na política monetária, já as projeções não devem mudar tanto;, explicou.

Volatilidade


Segundo ele, o grupo alimentos e bebidas costumava ser ;muito volátil; e sujeito a choques de ofertas. ;Uma seca ou uma safra ruim podiam ter um efeito muito significativo no índice. Mas agora, ficaremos mais suscetíveis a choques de combustíveis;, ponderou. A expectativa de Leão é de que a política de ajustes de preços praticada pela Petrobras não cause um repasse direto para a bomba flutuações de forma tão simultânea ao acontecimento.

A deflação de 0,04%, em setembro, e variação positiva de 0,1% nas vendas do comércio varejista, em agosto, revelam uma atividade econômica ainda fraca no Brasil. Assim, o mercado financeiro aposta na continuidade da redução da taxa básica de juros (Selic) pelo Banco Central. A projeção para o fechamento da Selic neste ano está em 4,5%.

Solange Srour, economista-chefe da ARX Investimentos, destaca que essa aposta começou a se formar no início do segundo semestre. ;Uma sequência de dados fez o mercado revisar a projeção. Apesar de vermos melhora, o movimento de recuperação é muito gradual. Então, o BC mantém a tentativa de estímulo ao consumo via queda de juros;, explicou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação