Economia

Alta do PIB ajuda aéreas

postado em 12/10/2019 04:15

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, afirmou em painel com executivos de empresas aéreas e de logística que se o PIB do Brasil crescer um ponto percentual por ano, a aviação no país deve ter incremento entre dois a três pontos porcentuais por ano. ;Ainda temos muito para avançar na regulação do sistema e na infraestrutura regional, mas temos muitas oportunidades, como a recente assinatura do acordo de céus abertos;, disse o ministro para uma plateia de investidores nacionais e estrangeiros, em São Paulo.

Entre os projetos para o setor, Freitas citou o programa de aviação regional com um plano aéreo para cobertura nacional. ;Seguiremos investindo no plano aéreo para as empresas dobrarem as cidades de atuação;, disse. Entre os esforços do governo, o ministro afirmou que, em 2020, será aberta licitação para cluster de aviação Agronorte 1 e 2, incluindo aeroportos menores como o de Juazeiro do Norte (CE). ;Queremos passar de 6; para 3; maior mercado de aviação do mundo em pouco tempo;, projetou.

Durante o encontro, o CEO da companhia aérea Azul, John Rodgerson, pediu ao ministro maior atenção na infraestrutura dos terminais regionais com condições climáticas adversas. ;Muitos aeroportos fecham por tempo ruim e a responsabilidade recai sobre as empresas aéreas, com custos para a realocação dos usuários. Se consertarem os aeroportos, vamos dobrar a operação;, enfatizou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação