Economia

IBC-Br fica estável

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 15/10/2019 04:15


Após recuar 0,07% em julho, o IBC-Br registrou leve alta de 0,07% em agosto, na série com ajuste sazonal. Foi a terceira elevação mensal registrada no ano. O índice de atividade econômica calculado pelo Banco Central é considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e serve como parâmetro para avaliar o ritmo da atividade econômica do país.

Na avaliação do economista-chefe da Necton Investimentos, André Perfeito, apesar de ter frustrado as expectativas de crescimento em agosto, que esperava alta de 0,2%, o IBC-Br sugere PIB positivo no terceiro trimestre. ;Se assumirmos que a variação de setembro contra agosto seja 0%, ou seja, não cresça nada na margem, a variação trimestral dessazonalizada será de 0,58%, ou seja, uma recuperação contra o trimestre anterior fechado;, explicou. O IBC-Br do segundo trimestre registrou queda de 0,14%, e ainda assim o PIB cresceu.

Para Perfeito, o índice não é a melhor prévia possível do PIB, ;mas também sugere que os componentes da oferta doméstica estão reagindo a uma agenda microeconômica do governo e também aos baixos níveis de comparação;.

A média móvel trimestral, que costuma ser usada pelos economistas como indicativo de tendências para o índice, teve alta de 0,11% em agosto, na série com ajuste sazonal. Em julho, o indicador tinha registrado avanço de 0,47%. O valor reflete a comparação entre o trimestre encerrado em agosto e o trimestre encerrado em julho. (AR)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação