postado em 16/10/2019 04:15
Correntistas do Banco do Brasil ficaram em pânico com o desaparecimento de envios de recursos feitas por meio de TEDs (Transferências Eletrônicas Disponíveis). Após o registro de muitas reclamações, o BB começou a enviar a seguinte mensagem aos clientes: ;BB: sua TED enviada em 14/10 não foi processada. Os valores retornarão para a conta de origem. Gentileza reenviar, se for o caso;.
Os problemas vinham sendo registrados desde segunda-feira, sem qualquer manifestação do banco até então para responder aos questionamentos da clientela. Somente ontem, depois que as reclamações começaram a tomar as redes sociais, a instituição passou a responder aos correntistas.
Segundo clientes do BB, os problemas maiores estão nas TEDs, mas também há registros de falhas em pagamento e agendamento de boletos. No caso das TEDS, o dinheiro transferido deveria ter sido creditado nas contas de destino em questão de minutos, o que não ocorreu. Parte das operações, segundo informações de clientes, era para cobrir saldos negativos, sobre os quais incidem juros.
O site DownDetector, que capta falhas tecnológicas, teve quase 600 notificações registradas por problemas com as operações do BB em 24 horas. Além do registro das falhas, os clientes do banco questionaram o que ocorrerá com os juros e quem arcará com os pagamentos que deveriam ter sido feitos ontem.
Procurada, a assessoria do Banco do Brasil informou que a maioria das TEDs solicitadas já teriam sido regularizadas e que ainda ontem seriam solucionadas as situações da totalidade dos clientes. ;O BB garante que não haverá prejuízo a qualquer cliente;, disse.
* Estagiária sob supervisão de Rozane Oliveira