Economia

Mercado S/A

A consolidação de um novo patamar de juros baixos vai ser transformadora para a sociedade e um vento a favor para oportunidades e investimentos

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 18/10/2019 04:05
[FOTO1]

Mercado financeiro aposta alto no futuro do país

Um evento realizado ontem pelo BTG Pactual, em São Paulo, foi o retrato do otimismo do mercado financeiro com o país. No discurso de abertura, André Esteves (foto), sócio-sênior do banco, afirmou que a reforma da Previdência é um marco da história recente do Brasil. ;Vamos viver um momento diferente com a estabilidade que a reforma vai trazer;, disse. ;A consolidação de um novo patamar de juros baixos vai ser transformadora para a sociedade e um vento a favor para oportunidades e investimentos;. Felipe Guerra, sócio-fundador da gestora de recursos Legacy, também foi incisivo. ;Há três anos, o mercado aposta em um crescimento na casa de 3% que não se materializa;, falou o executivo. ;Desta vez, a história vai ser diferente. Os dados mostram que o mercado de trabalho está melhorando, o consumo está avançando e o crédito está aumentando. Acredito que o país vai fechar o ano crescendo com muita força;.


Brasil, o país dos advogados


O Brasil é o país dos advogados. Com 210 milhões de habitantes e 1,1 milhão de profissionais do direito, a relação corresponde a um advogado para 190 cidadãos. A estimativa, calculada com base nos números da Ordem dos Advogados do Brasil, desconsidera estagiários (26,6 mil) e suplementares (48 mil). O Distrito Federal lidera o ranking: um advogado para 73 habitantes. Na outra ponta, o Maranhão tem a menor proporção (1 para 1.337 habitantes). Em Minas Gerais, a relação é de 1 para 176.



Cerveja artesanal atrai nova geração de empreendedores

Uma nova geração de empreendedores parece ser obcecada por cerveja. Pelo menos é isso o que mostra recente levantamento realizado pelo Sebrae em parceria com a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva). Segundo o estudo, 70% das marcas no Brasil têm entre um e quatro anos de existência. Os homens dominam o setor: 89% dos negócios são liderados por eles. Os jovens também são maioria: 39 anos é a idade média dos profissionais que empreendem na área.


As projeções dos executivos para o PIB brasileiro


Os profissionais do alto escalão estão cautelosos a respeito da retomada da economia. Para 41% dos empresários, executivos e candidatos a vagas de perfil sênior das cinco regiões do Brasil entrevistados pela Signium, uma das mais importantes consultorias de Recursos Humanos do mundo, o PIB brasileiro crescerá entre 1% e 1,5% em 2020. Outros 28% acreditam que o avanço ficará entre 1,5% e 2%. Para 15%, o salto será superior a 2%. Só 16% dos respondentes apostam em crescimento menor que 1%.





  • 157 mil
    vagas de trabalho com carteira assinada foram criadas em setembro, sexto avanço consecutivo e maior alta para o mês em seis anos. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged)


Rapidinhas


; Fundador do Partido Novo e candidato a vice-presidente na chapa de João Amoedo, o cientista político Christian Lohbauer comandará a operação da CropLife no Brasil. Fundada na Bélgica em 2001, a CropLife é uma entidade de classe que reúne empresas ligadas ao agronegócio, especialmente da área de defensivos agrícolas.


; A Eletrobras convocou uma assembleia-geral extraordinária para 14 de novembro, em Brasília. Em pauta, a proposta de aumento de capital social da companhia. O tema é relevante. Segundo o presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Júnior, o movimento ;prepara a companhia de forma definitiva para a privatização;.

; As vendas do Grupo Pão de Açúcar (GPA) avançaram 9,5% no terceiro trimestre do ano ante igual período de 2015. O bom resultado se deve, principalmente, ao desempenho da rede de atacarejo Assaí, que vendeu R$ 7,5 bilhões no terceiro trimestre, um aumento de 18,9%. Até o fim do ano, o GPA espera inaugurar 10 lojas com a bandeira Assaí.

; Está difícil sair a compra da fábrica da Ford em São Bernardo do Campo (SP) pelo grupo brasileiro Caoa. Ontem, o secretário da Fazenda e do Planejamento do Estado de São Paulo, Henrique Meirelles, revelou que a Caoa não tem dinheiro para fechar o negócio. Meirelles sugeriu que a empresa busque recursos com bancos chineses.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação