Economia

Mercado S/A

Nos nove primeiros meses do ano, surgiram, no país, 2,08 milhões de empreendimentos, um salto de 20,7%, na comparação com o mesmo período do ano passado

postado em 24/10/2019 04:15
[FOTO1]
Os campeões do empreendedorismo

O Brasil é um dos países mais empreendedores do mundo. Nos últimos anos, essa vocação ganhou impulso, o que não é necessariamente positivo. Uma das razões apontadas pelos especialistas foi o acirramento da crise econômica a partir de 2014, que resultou na eliminação de milhões de empregos e obrigou os profissionais a buscarem fontes alternativas de renda. Agora que o país ensaia uma retomada ; e diante do bom número de vagas formais de trabalho que começam a ser criadas ;, era de se imaginar que o empreendedorismo perderia força. Isso, porém, não ocorreu. Ontem, o Serasa Experian divulgou o seu indicador de nascimento de empresas. Nos nove primeiros meses do ano, surgiram, no país, 2,08 milhões de empreendimentos, um salto de 20,7%, na comparação com o mesmo período do ano passado. Como sempre, os microempreendedores individuais (MEIs) lideram o processo, respondendo por 82% dos negócios abertos em 2019.



FedEx amplia frota no Brasil

Uma das multinacionais interessadas em comprar os Correios, a americana FedEx Express vai ampliar sua operação no Brasil, onde atua há 30 anos. A empresa pretende comprar 400 veículos para operar no mercado brasileiro, o que fará com que a sua frota chegue a 2,8 mil automóveis. Na semana passada, os Correios e a Telebras foram incluídos no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Presidência da República, o primeiro passo para a privatização.



Um plano para as pequenas empresas

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) está elaborando uma proposta a ser entregue ao ministro Paulo Guedes, para estimular o segmento em 2020. Segundo um executivo do Sebrae, as propostas só não foram apresentadas ainda porque a turbulência política pode prejudicar o debate a respeito de incentivos. O principal argumento a favor das PMEs será o emprego. Negócios de pequeno porte geraram, em setembro, 119 mil das 157 mil vagas com carteira assinada.


Brasil e Israel fecham parceria para estimular inovação

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e a Autoridade de Inovação de Israel vão fomentar parcerias entre companhias dos dois países. O acordo prevê investimentos de US$ 7,5 milhões em projetos ligados principalmente a tecnologia e inovação. ;Essa iniciativa pode levar as indústrias do Brasil e Israel a ficar atentas para a grande gama de oportunidades a serem exploradas entre os dois países;, diz Jorge Guimarães, presidente da Embrapii.







67%

foi quanto cresceu o consumo de podcasts no Brasil em 2019, segundo pesquisa feita pela plataforma de streaming Deezer. E mais: 25% dos ouvintes acompanham mais de uma hora diária de programas de áudio sob demanda



Rapidinhas

; Depois de reajustar em 6,3% o valor dos fretes, os Correios colocaram pressão sobre os e-commerces, às vésperas de duas importantes datas para o comércio: Black Friday e Natal. De acordo com levantamento da Loja Integrada, plataforma para a criação de lojas virtuais, 90% dos negócios on-line usam os Correios para fazer o frete.

; O Aeroporto de Viracopos, em Campinas, no interior de São Paulo, está se tornando um dos mais movimentados do país. Nos nove primeiros meses do ano, 7,9 milhões de passageiros passaram por seus terminais ; 1,1 milhão a mais do que no mesmo período do ano passado, e o melhor resultado da história.

; O desempenho, porém, não esconde um tremendo problema: Viracopos está em recuperação judicial e os credores falam até em nova licitação. O rombo do aeroporto, incluindo as multas aplicadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) por atrasos nas obras de ampliação, totalizam cerca de R$ 7 bilhões.

; Apesar das ferramentas de fiscalização, as empresas continuam abusando dos serviços de telemarketing. De acordo com o site Reclame Aqui, foram registradas 3.614 queixas entre janeiro e setembro deste ano, 21% a mais do que no mesmo período de 2018. Instituições financeiras, operadoras de TVs por assinatura e empresas de telefonia lideram as reclamações.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação