Publicidade

Correio Braziliense

Brasil é o país que mais exige tempo para o pagamento de impostos

Mesmo estando em primeiro lugar, o país apresentou uma queda de 457 horas gastas por empresários com tributos


postado em 24/10/2019 14:40

A base do cálculo é na declaração e no pagamento do IRPJ(foto: Rodolfo Costa/CB/D.A Press )
A base do cálculo é na declaração e no pagamento do IRPJ (foto: Rodolfo Costa/CB/D.A Press )
São necessários 62,5 dias ou 1501 horas ao ano para que os empresários brasileiros consigam pagar os impostos no país. Com esses números, o Brasil lidera a lista de maior tempo gasto para o pagamento tributário. O segundo colocado, a Bolívia, precisa de 1.025 horas anuais. 

Mesmo estando em primeiro lugar, o Brasil apresentou uma queda de 457 horas gastas por empresários com tributos, em relação ao ano passado. O movimento de queda ocorre desde 2014, quando o relatório registrou 2.600 horas. 

Entre o grupo de países da OCDE, o tempo dedicado a tarefa é de, em média, 158,8 horas. Até mesmo na América Latina e Caribe, o período destinado para o pagamento de tributos é de 317 horas por ano, 21% do total do que o empresários brasileiros gastam. 

A base do cálculo é na declaração e no pagamento do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ), nos tributos sobre as vendas, nos imposto sobre circulação de bens e serviços e sobre salários e contribuições sociais. 

Outro dado pessimista do relatório é o índice de processos pós declaração de imposto, que no Brasil é 7,8. A nota brasileira só perde para a República Centro Africana, com 5,1, Timor Leste, com 1,4, e Afeganistão, Somália e Brunei, os três com pontuação zerada. O índice vai de 0, sendo a pior, a 100, a melhor e é baseado no tempo de retificação e restituição.

As informações são do relatório Doing Business, divulgado nesta quinta-feira pelo Banco Mundial. 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade