Economia

Conheça a história de servidores ganhadores do Prêmio Espírito Público

O prêmio busca revelar a importância dos profissionais que se dedicam ao setor e suas histórias

Victória Olímpio
Victória Olímpio
postado em 27/10/2019 08:00
O prêmio busca revelar a importância dos profissionais que se dedicam ao setor e suas histórias Conheça a história de quatro dos 18 servidores ganhadores do Prêmio Espírito Público, que busca revelar a importância dos profissionais que se dedicam ao setor e suas histórias. Resultado da construção coletiva de diversas organizações. Em 2019, houve 1.049 inscrições. As trajetórias funcionais foram analisadas por 160 jurados que trabalharam voluntariamente.

Em sua segunda edição, a premiação visou trazer à tona as boas práticas do setor, mostrando a atuação de homens e mulheres que dedicam as vidas a trabalhar pelo bem comum. Neste ano, as categorias contempladas foram de educação, meio ambiente, segurança e gente, gestão, finanças públicas, saúde e governo digital.

Amanhã, em São Paulo, haverá a cerimônia de premiação dos vencedores ; cada um receberá R$ 10 mil. No evento, serão anunciados os destaques de cada categoria. Os contemplados levarão um prêmio adicional de R$ 20 mil.

Os ganhadores já tiveram a oportunidade de participar de uma imersão internacional de aprendizagem e contato com o serviço público da Alemanha. Em setembro, realizaram uma viagem para a Hertie School of Governance, em Berlim.

* Estagiária sob supervisão de Rozane Oliveira

Conscientização sobre suicídio

[FOTO1] O professor da área de saúde mental Fábio Souza, 64 anos, idealizou um movimento de conscientização sobre o suicídio em Fortaleza. Neste ano, o Programa de Apoio à Vida (PRAVIDA), que deu o prêmio a ele, faz 15 anos. Os atendimentos começaram em 2004, após Souza perceber que havia grande número de pacientes atendidos no Instituto José Frota devido a tentativas graves de suicídio e que não havia local especializado para encaminhamento desses pacientes.

Ao longo dos anos, foram cerca de 2,7 mil pacientes. Também foi feito treinamento qualificado para uma média de 400 estudantes de graduação e pós-graduação para ajudarem nesses atendimentos.

Souza é professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, onde contribui de maneira efetiva para a formação de profissionais na área da saúde mental e para a pesquisa sobre suicídio. É referência nacional no estudo da prevenção ao suicídio.

Proteção de índios e meio ambiente

O prêmio busca revelar a importância dos profissionais que se dedicam ao setor e suas histórias Coordenador da Frente de Proteção Etnoambiental Madeirinha-Juruena, da Fundação Nacional do Índio (Funai), Jair Candor, 59 anos, trabalha na proteção de povos indígenas isolados ; sem contato com a ;civilização; ; e da Floresta Amazônica, no noroeste de Mato Grosso.

Em sua trajetória, Jair utiliza os conhecimentos que adquiriu quando era seringueiro na defesa da Amazônia e dos povos vulneráveis.

Um destaque de seu trabalho foi como conduziu o grupo de moradores da região para trabalharem como mateiros na defesa do meio ambiente. Jair ainda treinou muitos trabalhadores para a causa indigenista, especialmente moradores da região.

Educação contra violência à mulher

[FOTO3]Ao perceber que apenas emitir sentenças, punindo agressores que desrespeitam a Lei Maria da Penha, não resolveria o problema estrutural da violência contra a mulher, a juíza Jacqueline Machado, 47 anos, buscou formas de contribuir para a solução do problema, não só do ponto de vista punitivo ou repressor, mas também educacional e social.

A magistrada atua na Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, do Tribunal de Justiça do Mato Grosso de Sul, e criou o projeto Mãos emPENHAdas contra a Violência. O programa promove a formação de professores para trabalharem com crianças e adolescentes com questões de violência doméstica.

Ao conhecer o projeto, resolveu levar a iniciativa para palestras sobre o tema em escolas públicas municipais, fazendo parceria com ONGs e institutos. Além disso, atua ajudando mulheres na construção de autonomia financeira para que, a partir daí, elas tenham força para se insurgir às situações de violência a que são submetidas.

Tecnologia a serviço da população

O prêmio busca revelar a importância dos profissionais que se dedicam ao setor e suas histórias Otávio de Castro é especialista em estratégia pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e atua como diretor de Transparência e Controle Social, na Controladoria-Geral da União (CGU), onde liderou o projeto de criação do e-SIC, o Sistema Eletrônico de Informação ao Cidadão ; um serviço 100% digital que facilita os pedidos de informação ao governo federal. Também está à frente dos Planos de Governo Aberto e do Portal da Transparência.

Otávio trabalhou no e-Sic, desde a concepção, construindo um sistema único para todo o Poder Executivo Federal, em que qualquer pessoa pode requisitar informações do governo numa única entrada.

Atuação vencedora


Conheça os demais ganhadores do Prêmio Espírito Público

; Fabiana Silva Rocha, pedagoga (AL)
; Glaucio Ramos Gomes, professor (PE)
; Pâmela Billig Mello Carpes, professora (RS)
; Lívia Passos Martins, bióloga (BA)
; Analamacia Brito, enfermeira (MA)
; Sandra Conceição dos Santos, enfermeira (SP)
; Virgínia Bracarense Lopes, administradora pública (DF)
; Carlos Augusto Chamoun do Carmo, biólogo (ES)
; Neylen Bruggemann Bunn Junckes, assistente social (SC)
; Sergio Ferreira Bastos, engenheiro de produção (RJ)
; Rodrigo Diniz Lara, administrador público (MG)
; Ilma Leonor Magarão Paiva Keysselt, delegada de polícia (BA)
; Leandro Leiztke Thurow, cirurgião dentista (RS)
; Jorge Amaro de Souza Borges, doutor em política públicas (RS)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação