Economia

Setor cervejeiro ganha câmara

Correio Braziliense
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postado em 02/11/2019 04:05
O Ministério da Agricultura lançou ontem uma câmara setorial exclusiva para discutir os problemas do setor cervejeiro brasileiro, o terceiro maior do mundo. Segundo a pasta, o segmento representa cerca de 2% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, gera cerca de R$ 25 bilhões em impostos por ano, é responsável por 2,7 milhões de empregos e possui faturamento de ordem de R$ 100 bilhões. A iniciativa, que tem como objetivo estimular a produção de cervejas no país, sobretudo por parte de pequenas empresas, estará sob a coordenação de Carlo Lapoli, pequeno empresário e presidente da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva).

Um dos propósitos da Câmara é que os problemas do setor sejam discutidos em conjunto por todas as entidades representantes dos produtores, como a Associação Brasileira de Bebidas (Abrab), a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CerveBrasil) e o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv). Segundo Lapoli, todo o setor produtivo da cerveja estará incluído no projeto, desde pequenos produtores até grandes empresas. ;A câmara tem um amplo espectro de representação justamente para pensar em conjunto a cerveja como um todo;, explica.

Para ele, é preciso fazer alguns ajustes regulatórios e tributários nesse ramo, já que a produção da bebida tem caído nos últimos anos. ;As próprias cervejarias pequenas têm muito a aprender com as grandes, porque estamos falando da gestão, eficiência. Nesses pontos centrais, a câmara pode ajudar;, afirmou Lapoli. ;A cerveja artesanal está destacada em todo o mundo hoje, então isso pode valorizar todo o setor cervejeiro, influenciar na promoção comercial da cerveja no Brasil.;

O presidente da Abracerva acredita que é preciso uma maior exportação da bebida para o resto do mundo, alinhada a uma maior variedade e uma menor carga tributária. ;Temos uma oportunidade de não só vender a cerveja, mas vender as frutas brasileiras engarrafadas. Temos como articular para o setor desenvolver muito mais esse mercado;, disse. ;Estamos construindo uma agenda estratégica que passa muito pela promoção comercial da cerveja, capacitação das cervejarias, no aspecto regulatório de tornar mais eficiente a regulação da cerveja hoje, diminuir a carga tributária sobre a bebida;, acrescentou.

Outro objetivo do novo órgão é o de fomentar a revolução da cerveja artesanal no Brasil. Nos Estados Unidos, as cervejarias artesanais movimentam US$ 27 bilhões por ano. No entanto, no Brasil, não há dados específicos sobre a economia das empresas artesanais, com exceção de dados do próprio ministério com base no registro formal de novas cervejarias.

* Estagiária sob supervisão de Rozane Oliveira


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