Economia

PIB sobe e avança o desenvolvimento

postado em 04/11/2019 04:14
[FOTO1]A internet impacta diretamente o desenvolvimento econômico de um país. A afirmação é do professor Luca Belli, da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Direito Rio. Conforme salienta, ;a internet é capaz de aumentar substancialmente o PIB (Produto Interno Bruto). Isso deveria ser um incentivo enorme para o governo desenvolver políticas públicas para a expansão;. Ele ressalta que os benefícios da conectividade podem ser percebidos em diversos aspectos, como, por exemplo, na formação profissional e cultural.
Belli respalda que o acesso à internet é um direito garantido pelo artigo 7 do Marco Civil da Internet. ;A legislação garante a conectividade ao cidadão. Isso gera um leque de oportunidades de desenvolvimento social, econômico, cultural;, explica. Por esse motivo, Belli considera que as pessoas não deveriam ter tanta dificuldade para ter navegação de qualidade.
Para o comerciante Rodrigo de Souza, 42, a internet do país poderia ser mais barata e melhor. ;É muito caro e às vezes nem é como a propaganda promete. O mundo de hoje em dia é melhor até sem. Você fica mais à vontade com a família e menos preso a esse mundo virtual que está atrapalhando tanto o convívio de todo mundo;, filosofa. Ele, que gasta mensalmente em torno de R$ 350 com internet, assegura que pode viver sem ela caso o valor aumente e não caiba mais no orçamento.
A copeira Francisca Machado, 55, compartilha da mesma opinião. Conta que o dinheiro utilizado com internet faz falta no fim do mês, mas admite que não pode ficar sem. Ela usa para se comunicar com a família, olhar redes sociais e para que os filhos estudem. No entanto, considera dispensável. ;Eu não deixaria de pagar outras contas para ter internet. Tenho compromissos mais importantes.;

Diferentemente de Tânia Gomes, 29, que, se precisasse, deixaria de pagar outras contas para usufruir da internet, pois a utiliza para vender seus produtos e obter renda. ;Tenho internet em casa e no celular, com pacotes diferentes. Preciso de internet 24 horas, porque vai que um cliente quer falar comigo. Não dá para ficar sem;, garante.

* Estagiárias sob a supervisão de Fabio Grecchi

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação