Economia

Fibras ópticas em todo o Brasil

postado em 04/11/2019 04:14
A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), parceira do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTIC), implanta e opera várias fibras ópticas em diversas localidades;inclusive será o elo no Norte Conectado, que promoverá parceria com provedores regionais para chegar aos lugares mais extremos da Amazônia. Segundo o MCTIC, serão investidos R$ 350 milhões na operação, que se inicia no próximo ano. A proposta vai interligar os municípios por meio de redes subfluviais. A ideia é construir uma rede de Belém (PA) a Tabatinga, Extremo Oeste do Amazonas.

De acordo com o Ministério, a rede será operada pela RNP e fará parceria para os provedores poderem atender às cidades ribeirinhas. Ao todo, serão implantados cerca de 4 mil quilômetros de cabos de fibra para atuação voltada ao social ; a RNP entrega o cabo e o provedor fornece a capacidade. O MCTI alega que o objetivo da ação é prestar serviços gratuitos para escolas e postos de saúde, e permitir que o provedor possa comercializar a capacidade para os usuários particulares da comunidade.
O Ministério informou ainda que existem 38 satélites sobre o país, correspondendo a 1/3 de comunicação por dados. ;(Satélite) do governo, só tem um que foi lançado em 2017, com maior capacidade de banda larga sobre o país, e é o único que fornece cobertura para todo o território nacional. Ele abastece mais de 7 mil escolas rurais, mais de 2 milhões de alunos. Para os próximos anos, pretendemos aumentar esse volume;, ressaltou Artur Coimbra, diretor do Departamento de Banda Larga da Secretaria de Telecomunicações do Ministério.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação