[FOTO1]A China habilitou sete plantas de Santa Catarina para exportação de miúdos suínos. A notícia foi anunciada pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, na manhã desta segunda-feira (4/11), no Twitter.
"As exportações já podem ter início imediato. A medida vai movimentar a economia catarinense e gerar mais renda para os produtores rurais", escreveu a ministra.
Tereza Cristina atribui a notícia à articulação do presidente Jair Bolsonaro, que esteve no país asiático no final de outubro.
Para professor de pós-graduação da Universidade de Brasília (UnB), Marlon Vinicius Brisola, a notícia surge como uma oportunidade interessante para o agronegócio brasileiro, já que o país sustenta a posição de quarto exportador mundial de carne suína. "Esta notícia amplia as possibilidades de novos acordos bilaterais, já que destaca o estado de Santa Catarina, que foi a primeira Unidade da Federação a alcançar no Brasil o status área livre de febre aftosa sem vacinação. Mais do que uma boa notícia, é uma notícia que pode gerar importante impacto ao setor, pela visibilidade", destacou.As exportações já podem ter início imediato. Medida vai movimentar a economia catarinense e gerar mais renda para os produtores rurais.
%u2014 Tereza Cristina (@TerezaCrisMS)
A pasta ainda não divulgou os frigoríficos habilitados.
*Estagiária sob a supervisão do Vinicius Nader