Economia

Santa Catarina pode fazer exportação imediata de miúdos suínos

Ministra Tereza Cristina afirmou no Twitter que foram aprovados sete frigoríficos para fazer a exportação

Cristiane Noberto*
postado em 04/11/2019 12:01

[FOTO1]A China habilitou sete plantas de Santa Catarina para exportação de miúdos suínos. A notícia foi anunciada pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, na manhã desta segunda-feira (4/11), no Twitter.

"As exportações já podem ter início imediato. A medida vai movimentar a economia catarinense e gerar mais renda para os produtores rurais", escreveu a ministra.

Tereza Cristina atribui a notícia à articulação do presidente Jair Bolsonaro, que esteve no país asiático no final de outubro.

Para professor de pós-graduação da Universidade de Brasília (UnB), Marlon Vinicius Brisola, a notícia surge como uma oportunidade interessante para o agronegócio brasileiro, já que o país sustenta a posição de quarto exportador mundial de carne suína. "Esta notícia amplia as possibilidades de novos acordos bilaterais, já que destaca o estado de Santa Catarina, que foi a primeira Unidade da Federação a alcançar no Brasil o status área livre de febre aftosa sem vacinação. Mais do que uma boa notícia, é uma notícia que pode gerar importante impacto ao setor, pela visibilidade", destacou.

A pasta ainda não divulgou os frigoríficos habilitados.

*Estagiária sob a supervisão do Vinicius Nader

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação