Economia

Transformação digital é prioridade

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 05/11/2019 04:05
[FOTO1]

Na era dos smartphones, o governo federal vem avançando a passos largos na digitalização de serviços públicos. Além de comodidade ao cidadão, a oferta de serviços eletrônicos gera uma grande economia para os cofres públicos. ;A transformação digital virou uma prioridade do presidente da República, e nós já promovemos 450 serviços que, antes, só podiam ser acessados presencialmente;, disse o secretário Nacional do Governo Digital, Luís Felipe Monteiro, ontem, no primeiro dia da 5; Semana de Inovação.

A Estratégia de Governança Digital (EGD) é o documento que define os objetivos estratégicos, metas, indicadores e iniciativas da Política de Governança Digital do Poder Executivo, com o objetivo de tornar as políticas públicas mais eficientes e econômicas com o uso da tecnologia. A secretaria, que atualmente integra o Ministério da Economia, foi criada em janeiro de 2016.

O secretário definiu como os três principais pontos da estratégia a criação de uma identidade digital, o compartilhamento de dados e a privacidade do cidadão. ;Precisamos criar um mecanismo que identifique de forma precisa o cidadão no mundo digital, e acelerar a interoperabilidade e o compartilhamento de dados entre os órgãos do governo. São os dados que têm que circular entre os órgãos, e não o cidadão, correr de um lado para o outro com uma pasta cheia de papéis;, destacou.

Monteiro disse estar atento à privacidade dos dados custodiados pelo governo. ;Para isso, estamos trabalhando em uma plataforma de gestão de dados pessoais, por meio da qual o cidadão possa não apenas identificar quem acessou e quando os seus dados, mas também atribuir ou revogar o consentimento do uso desses dados.;

Também participaram do debate representantes de dois países que são referência mundial no assunto: Rikke Hougaard Zeberg, Chief Information Officer da Dinamarca, e Siim Sikkut, Chief Information Officer da Estônia.

;O governo é uma instituição muito grande, que precisa se modernizar. Nós ficamos muito tempo parados com o uso de tecnologia e, nesse período, o brasileiro se tornou digital. Mais de 126 milhões de brasileiros têm acesso à internet frequentemente, e o governo é o único que está fora disso. Estamos aprendendo com a Estônia e a Dinamarca;, concluiu Monteiro.

* Estagiária sob supervisão de Odail Figueiredo

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação