Economia

Guedes: Novos funcionários terão que passar por filtros de meritocracia

O ministro acredita que texto da reforma administrativa deverá anunciar diferentes períodos para que servidor público atinja a estabilidade, a depender de sua carreira

Anna Russi
postado em 07/11/2019 16:00
[FOTO1]O ministro da Economia, Paulo Guedes, sinalizou nesta quinta-feira (7/11) que o texto da reforma administrativa deverá prever diferentes períodos para que um servidor público atinja a estabilidade, a depender de sua carreira. A proposta de reestruturação do funcionalismo público brasileiro, que deverá ser encaminhada à Câmara dos Deputados na próxima semana, é o próximo passo do governo na busca pelo equilíbrio fiscal das contas públicas.

;Vamos valorizar extraordinariamente que já está (no serviço público), os próximos (futuros funcionários) vão ter que passar por filtros de meritocracia;, explicou o ministro em palestra no Tribunal de Contas da União (TCU).

Segundo Guedes, o texto irá propor que a estabilidade dos servidores seja alterada. No entanto, a mudança será negociada com os órgãos públicos. Ele citou que os policiais federais terão que trabalhar de três a quatro anos para alcançar a estabilidade. Já um funcionário administrativo, ;carimbador de papel;, só atingiria esse benefício após 10 ou 15 anos no cargo.

A equipe econômica também aposta na redução de carreiras, que hoje somam 300 no país. De acordo com o ministro, o número deverá ser reduzido para 20 e poucas carreiras.

Plano Mais Brasil

No início desta semana, o governo federal já encaminhou ao Senado Federal o Plano Mais Brasil, que propõe a transformação do Estado brasileiro.

Diferentemente do que foi observado em relação a reforma previdenciária, a qual apresentou atrito nas negociações, o ministro espera que a tramitação das três Propostas de Emenda Constitucional (PECs) entregues ao Senado seja menos conturbada. ;O Congresso é soberano. Eu aprendo rápido;, disse Guedes ao ressaltar que nenhum ponto dos textos é inegociável.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação