Economia

IBGE revisa alta do PIB

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 09/11/2019 04:05

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revisou o crescimento econômico brasileiro em 2017 para 1,3%, ao contrário dos 1,1% anteriormente divulgado. Assim, o valor do Produto Interno Bruto (PIB) do país naquele ano foi de R$ 6,583 trilhões. Puxado pelos setores agropecuário e de serviços, que tiveram altas de 14,2% e 0,8%, respectivamente, o novo resultado mostra um ritmo mais acelerado da recuperação da atividade econômica, após a recessão de 205 e 2016. Outro destaque foi o avanço de 2,1% do consumo das famílias, após dois anos consecutivos em queda.

Os dados fazem parte da revisão rotineira do Sistema de Contas Nacionais do IBGE, que incorpora novas pesquisas do instituto e de fontes externas. Além disso, o documento traz atualizações metodológicas dos resultados das Contas Nacionais Trimestrais.

O coordenador do curso de Ciências Econômicas do Iesb, Riezo Almeida, explicou que revisões dos cálculos do PIB normalmente são realizadas por algum item que entrou duplicado ou deixou de entrar no primeiro resultado. Como a base de comparação do crescimento econômico é o ano anterior, é possível que o novo valor tenha reflexo na expansão de 2018 e até em 2019, aumentando os resultados. Pelos dados atuais do IBGE, a economia cresceu 1,1% em 2018. A expectativa do governo é de alta de 0,9% neste ano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação