postado em 10/11/2019 04:05
Apesar do vazamento de óleo que atingiu mais de 400 localidades no litoral, a região Nordeste ainda atrai o interesse dos turistas, segundo os operadores de viagem. ;O Nordeste é o destino de desejo número um do brasileiro. Dos nove estados, a Bahia hoje é um destaque. Assim como Pernambuco e Ceará. As infraestruturas para receber os turistas são muito bem preparadas em todos os nove estados;, observa a presidente da Abav.
O estudante Bruno Bastos, 24 anos, criou com a família o hábito de ir ao menos uma vez por ano a Fortaleza. Mas, diferentemente do que indicam os especialistas, ele se organiza cerca de dois meses antes da data da viagem. ;Já houve vezes em que meu pai comprou uma passagem para a mesma semana. Tive que mudar tudo o que eu ia fazer para arrumar a mala correndo;, lembra.
Ele adora a região. ;Tem cidades muito bonitas para passar as férias, o litoral é muito bonito e as pessoas são muito calorosas.; Bruno sempre aproveita para visitar a família, conhecer lugares novos, comer as especiarias do mar e, principalmente, ver a praia.
Bom atendimento
Adaílton afirma que um fator de destaque é que o Nordeste, por ter tem muitas praias e resorts, acaba tendo um seu atendimento melhor preparado para receber o turista. ;As férias influem esse tipo de serviço mais especializado. O clima ajuda bastante;, afirma o agente. Mesmo com o derramamento de óleo nas praias da região, ele afirma que os clientes não têm optado por cancelar as férias já marcadas.
Segundo dados do Ministério do Turismo, no acumulado de janeiro a setembro deste ano, o preço do bilhete aéreo teve uma queda de 16,85%. Assim, as passagens são o item não alimentício com maior redução para o consumidor brasileiro no ano.
* Estagiário, sob supervisão de Carlos Alexandre