Cristiane Noberto*
postado em 11/11/2019 17:30
[FOTO1]A partir de hoje (11/11) aproximadamente 120 milhões de consumidores poderão ser incluídos no cadastro positivo. O sistema promete gerenciar dados de adimplência e será abastecido por bancos e instituições financeiras, porém o consumidor pode pedir para sair a qualquer instante. Segundo as gerenciadoras de dados, o maior benefício para o cidadão é ter a chance de mais crédito na praça.
Segundo a diretora de operação de dados da Serasa Experian Leila Martins, neste primeiro momento, as gestoras devem trabalhar em conjunto para alertar os consumidores sobre as coletas de dados num prazo de 30 dias. Após este período, as pontuações serão repassadas aos bancos em 60 dias e consumidor pode entrar no portal das instituições para consultar o score.
;É importante o consumidor monitorar para que no futuro ele possa se planejar para comprar. A gente vai começar as orientações e receber as informações dos bancos, e isso vai caminhando para o recebimento de outros segmentos, como contas de água, luz e telefone. Agora é só o começo;, avaliou Martins.
Antes da lei, as gestoras somente podiam ter acesso aos dados de inadimplência, o que não permitia uma precisão de pagamentos regulares dos consumidores, consequentemente afetando a oferta de crédito nos bancos e operadoras de empréstimos. Este sistema já é utilizado em outros países como Estados Unidos, México e Grã Bretanha.
Para Martins, os principais benefícios são: a informação positiva ele para ter melhor acesso ao crédito; diminuição da taxa de juros, graças a redução dos riscos, faz com que sejam mais competitivas; e movimentação na economia, com um possível impacto de 0.5 ponto percentual no PIB brasileiro.