Economia

Dez mil homens garantem segurança

postado em 12/11/2019 04:14

Cerca de 10 mil integrantes das Forças Armadas, da Polícia Militar e do Detran vão garantir a segurança do encontro de cúpula dos Brics. Do total, 3.600 são militares do Exército e 1.600, da FAB. Além do controle para o tráfego terrestre do Distrito Federal, haverá regras especiais para o espaço aéreo da capital entre quinta e sexta-feira.

Serão três níveis de restrição, a partir da Praça dos Três Poderes, para controlar o tráfego de aviões e helicópteros. A área vermelha, na qual o sobrevoo será proibido, compreende um raio de 7,4km. A Força Aérea dispõe de aeronaves e artilheiros munidos de mísseis teleguiados caso haja descumprimento das orientações.

A FAB garantiu que voos operados por empresas regulares não serão prejudicados. ;No Aeroporto Internacional de Brasília, a FAB promoverá medidas de gerenciamento do fluxo para que, em momentos de pico de tráfego aéreo, possam ser feitas todas as atividades de segurança sem impacto para os passageiros;, informou, em nota.

Servidores públicos terão ponto facultativo, na quinta e na sexta-feira, nas unidades administrativas federais localizadas na Esplanada dos Ministérios. O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, também decretou ponto facultativa para os servidores do GDF.

As delegações já começaram a chegar em Brasília. Segundo o presidente do Sindicato Patronal de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília (Sindhobar), Joel Antônio da Silva, será difícil encontrar vagas em hotéis nos próximos dias. ;As comitivas que vêm para o Brics são relativamente grandes e devem ocupar os principais hotéis de maneira bastante significativa. Para os três dias da cúpula, a previsão é de lotação de 75%;.

Espaço exclusivo


A equipe do governo chinês já começou a chegar ao Royal Tulip Brasília Alvorada, e exigiu mudanças na estrutura e na segurança do hotel. A partir do hoje, o espaço será de acesso exclusivo do grupo. Foram colocadas barreiras de metal cercando o local e colocado, na entrada, um sistema de triagem com raios x, vindo da China. Também foi exigida a retirada de todos os móveis e esculturas do saguão principal, uma estrutura coberta foi montada no hall de entrada e até quebra-molas foram retirados.

Moradores foram informados que, a partir de hoje, as áreas comuns de lazer estarão restritas. Tudo ficará por conta da delegação chinesa. A cozinha também já conta com chefs que vieram com o grupo para preparar o menu e o spa recebeu ordens para ser fechado. Segundo funcionários, serão hospedados no hotel cerca de 300 membros da comitiva, entre eles, o presidente Xi Jinping.

* Estagiária sob supervisão de Odail Figueiredo

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação