Publicidade

Correio Braziliense

Expectativa é que PIB dos BRICS corresponda a 50% do mundial em 2030

De acordo com o presidente da Seção Chinesa do Conselho Empresarial, Capt Xu Lirong, o grupo pode construir uma nova parceria de cooperação econômica que renderia avanços até o fim da próxima década


postado em 13/11/2019 15:25 / atualizado em 13/11/2019 15:29

Segundo o presidente do conselho empresarial chinês pesquisas apontam que, em 2030, o bloco de países representaria 50% do PIB mundial(foto: Simone Kafruni/CB/D.A Press)
Segundo o presidente do conselho empresarial chinês pesquisas apontam que, em 2030, o bloco de países representaria 50% do PIB mundial (foto: Simone Kafruni/CB/D.A Press)
O presidente da Seção Chinesa do Conselho Empresarial dos Brics (grupo composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), Capt Xu Lirong, disse que, em 2030, a expectativa é que o PIB dos Brics corresponda a 50% do PIB mundial. A declaração de Xu Lirong ocorreu nesta nesta quarta-feira (13/11), durante a abertura do Fórum dos Brics, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). 

Em cerimônia esvaziada, o presidente do conselho chinês afirmou que os Brics podem construir uma nova parceria de cooperação econômica e ajudar a defender a globalização do mercado, que qualifica como “uma tendência”. “O presidente chinês defende a revolução industrial, as novas tecnologias que permitem o upgrade na economia e na tecnologia mundial”, ponderou.

Para Capt Xu Lirong, “novas parceria econômicas entre os Brics precisam ter o entendimento correto para que haja o desenvolvimento conjunto”. Assim, segundo ele, pesquisas apontariam que, em 2030, o bloco de países representaria 50% do PIB mundial. “Precisamos entender para que rumo ir. Defendemos o respeito às regras do comércio internacional, promovendo o espírito de cooperação, onde práticas antigas de multilateralismo têm ameaças.”

O presidente da seção chinesa participou da abertura do fórum, nesta quarta, que será seguida de painéis e reuniões. O evento no CICB vai até o começo da noite. Simultaneamente, está sendo realizada a reunião de cúpula do Brics, no Palácio do Itamaraty.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade