
Em cerimônia esvaziada, o presidente do conselho chinês afirmou que os Brics podem construir uma nova parceria de cooperação econômica e ajudar a defender a globalização do mercado, que qualifica como “uma tendência”. “O presidente chinês defende a revolução industrial, as novas tecnologias que permitem o upgrade na economia e na tecnologia mundial”, ponderou.
Para Capt Xu Lirong, “novas parceria econômicas entre os Brics precisam ter o entendimento correto para que haja o desenvolvimento conjunto”. Assim, segundo ele, pesquisas apontariam que, em 2030, o bloco de países representaria 50% do PIB mundial. “Precisamos entender para que rumo ir. Defendemos o respeito às regras do comércio internacional, promovendo o espírito de cooperação, onde práticas antigas de multilateralismo têm ameaças.”
O presidente da seção chinesa participou da abertura do fórum, nesta quarta, que será seguida de painéis e reuniões. O evento no CICB vai até o começo da noite. Simultaneamente, está sendo realizada a reunião de cúpula do Brics, no Palácio do Itamaraty.