Economia

Xi Jinping pede que o Brasil aumente o comércio com países dos Brics

O presidente chinês cobrou que o governo brasileiro peça mais dinheiro a empresários para que investimentos possam ser feitos

Simone Kafruni, Bernardo Bittar
postado em 13/11/2019 18:47
[FOTO1]Referindo-se aos brasileiros como "amigos", o presidente da China, Xi Jinping, pediu que o governo brasileiro "consiga mais dinheiro; dos empresários para aumentar os negócios com os países que formam os Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

"Mobilizar mais recursos da comunidade empresarial e fazer mais negócios nos países dos Brics" traz boas "repercussões econômicas e sociais", disse Xi Jinping. Assim, complementou o presidente chinês, "a parceria entre países do Brics é importante para levar o grupo a um patamar superior".

Jinping ofereceu a tecnologia chinesa para ajudar os demais países dos Brics a "alcançarem, juntos, melhores resultados nas áreas de inovação, no que diz respeito à economia social e à economia verde". O presidente disse que as economias enfrentam desafios, mas que as inovações são a melhor maneira de enfrenta-los.

Outro ponto do discurso que chamou a atenção foi quando Xi Jinping disse que a China pretende continuar abrindo seu mercado. Pelos cálculos do presidente, o investimento externo o país em 2018 foi de aproximadamente US$ 143 bilhões, 53% a mais que no ano anterior (2017).

Assim, disse que "a decisão de abrir ainda mais o nosso mercado continua. Queremos aumentar as importações e criar um ambiente mais favorável aos negócios é importante". "Vamos nos dar as mãos e trabalhar pelo desenvolvimento dos Brics".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação