Economia

Mercado livre sul-africano está à disposição dos Brics

Cyril Ramaphosa ressaltou que o apoio dos Brics foi fundamental para o desenvolvimento da África do Sul

Simone Kafruni, Bernardo Bittar
postado em 13/11/2019 19:01
[FOTO1]O mercado livre do continente africano está de portas abertas para investimentos dos países do Brics -- Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul --, garantiu nesta quarta-feira (13/11), o presidente da República da África do Sul, Cyril Ramaphosa, durante o Fórum Empresarial, realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). Segundo ele, o apoio contínuo oferecido pelo Brics às comunidades empresariais da África do Sul foram fundamentais para sustentar os pilares de desenvolvimento do país.

"Cada oportunidade de colaborar é também de compartilhar conhecimento e fazer parcerias que empoderam nossos povos. Na África somos um país que acolhe fabricante de ônibus do Brasil e de trem da Rússia e também automotivas da Índia e produtores de maquinário da China. Cada um dos países tem hortifrutigranjeiros nas suas mesas e prédios construídos com metais da África do Sul, extraídos de minerais sulafricanos. Esse alicerce alimenta o Brics;, afirmou.

Ramaphosa destacou que as oportunidades que surgem com a economia digital, passando pela necessidade de fortalecer a infraestrutura, reflete a maior oportunidade para o Brics. ;Fomentar o desenvolvimento em última instância depende de diálogo entre o governo, empresariado e consumidores. O engajamento é um canal vital para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo, com comércio mais complexo e mais incerteza;, ressaltou.

O presidente sul-africano disse confiar que o Brics pode superar esses desafios. ;Somos um continente comprometido com um mercado livre, empenhado em criar oportunidades em prol do crescimento. Temos trabalhado para alcançar essa meta para desenvolver um estado de empreendedores;, destacou. Segunda ele, em uma conferência recente na África do Sul foram firmados compromissos da ordem de US$ 24 bilhões em investimentos.

;Ficamos felizes de contar com empresas de todos os Brics. Mostra o voto de confiança na solidez econômica da África do Sul. Estamos fortalecendo os elementos de crescimento sustentável, educação, meio ambiente, estado de direito, incentivos para mais investimento, E revisando nosso regime de concessão de vistos para pessoas trabalharem na África do Sul;, destacou.

;Com o livre comércio africano, o continente abre enormes oportunidades de crescimento, só igualada pelos nossos brics. Até 2030, o consumo está estimado em US$ 2,5 trilhões e a população, até 2050, será de mais de 2,5 bilhões. A África está aberta para fazer negócios.;

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação