Economia

Do consultório à escola de inglês

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 18/11/2019 04:14
De dentista a franqueador: em 15 anos, André Belz nunca fechou uma única escola da franquia Rockfeller idiomas. Após voltar de um intercâmbio aos 16 anos, André fez vestibular e passou para odontologia, que era tradição na família. Entretanto, a entrada na faculdade demoraria mais um semestre e, por isso, a mãe dele sugeriu dar aula em cursinho de inglês. Ele se inscreveu em uma vaga, mas ao chegar ao local, o serviço era de vendedor. Para não ficar ocioso, resolveu aceitar.

Após o período, André se matriculou na faculdade e continuou trabalhando onde, demonstrando suas habilidades como professor, começou a dar aulas. Em pouco tempo, já era o coordenador do curso na unidade. Após alguns anos, já no fim do curso de odontologia, as dificuldades econômicas fizeram a escola de inglês fechar as portas, o que gerou uma janela de oportunidade. André, que chegou a montar um consultório de odontologia, sentou com alguns donos do local e outros amigos e resolveram mudar toda a estrutura acadêmica da empresa. E juntando todos os recursos entre eles, nasceu a Rockfeller idiomas, em 2004. Quatro anos depois, o modelo de franquias se espalhou para todo o Brasil. Hoje, a marca tem 43 escolas espalhadas pelo país e a meta é chegar a 60 unidades em 2019 e cem, em três anos.

Em Brasília, a escola funciona há dois anos e conta com um ponto, na Asa Norte e outro em fase de implantação. Até agora, a rede faturou, em todo o Brasil, R$ 28,3 milhões, em 2018 foi R$ 31 milhões. Para o fim do ano, a previsão é fechar até R$ 34 milhões.


Passo a passo

Dicas para um franqueado
1. Identifique o seu perfil. Faça uma autoanálise e avalie se o modelo de franquias é o seu negócio.
2. Defina objetivos. O que eu quero para a minha vida?
3. Certifique-se de ter recursos suficientes para o investimento e reservas para emergências.
4. Escolha o melhor modelo: você deve se identificar com o segmento e escolher, no mínimo, três marcas.
5. Após a escolha, procure outros franqueados para saber se é um bom negócio. ;A melhor maneira de saber se é bom é o balcão do cara, ele vai te contar tudo mesmo;, aconselha Paulo Mendonça.
6. Invista em treinamento e não se dê por satisfeito somente pelos conselhos do franqueador.


Dicas para um franqueador
1. Escolha o melhor canal de vendas: uma fábrica e um micronegócio também podem ser franquias.
2. Invista no relacionamento com o cliente/franqueado.
3. Defina bem os seus processos. Franquia significa padrão.
4. Faça um plano de expansão racional e executável.
5. Preveja um fundo de propaganda e a gestão desses recursos.

Dicas para ambos
1. Faça análise mercadológica. A marca tem que ter diferenciais para vender e vencer as barreiras de mercado. Nada de modismo!
2. Tenha um analista financeiro.
3. Contrate um advogado que conheça o mercado de franchising.
4. Não relaxe! Nos primeiros meses esteja muito disposto, pois haverá muito trabalho.

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