Economia

Premiação de qualidade dará US$ 10 milhões para os melhores cafés

Recursos serão distribuídos pela Nespresso. Produtores receberão também prêmio Coffee of the Year e da Três Corações

Felipe Quintella*/Estado de Minas
postado em 20/11/2019 06:00

[FOTO1]Uma dezena de pequenos e médios produtores de cafés considerados de qualidade sustentável receberão premiação de US$ 10 milhões na safra 2019 concedida pela Nespresso, marca de café em cápsulas e de máquinas e acessórios da multinacional suíça Nestlé. Os prêmios sofrerão apenas a variação cambial, indexada no momento de venda do produto. Os nomes dos produtores e as regras de distribuição da quantia entre eles ainda não foram divulgados. O reconhecimento à produção dos grãos especiais será feito nesta quinta-feira (21/11) durante a Semana Internacional do Café (SIC), um dos maiores eventos do setor, que começa nesta quarta-feira (20/11) no centro de convenções Expominas, em Belo Horizonte.


Os cafeicultores premiados, e que integram o Programa Nespresso AAA de Qualidade Sustentável, participarão de uma mesa-redonda que discutirá a sustentabilidade no campo. Segundo a Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), o Brasil é o maior exportador e o segundo maior consumidor de café no mundo, respondendo por um terço da produção mundial. De acordo com a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), Minas Gerais é o maior estado produtor do grão e concentra cerca de 50% da produção nacional. A colheita anual no estado é de 25 milhões de sacas de 400 municípios em quatro regiões produtoras.

Para o gerente global de Café Verde e Sustentabilidade da Nespresso, Paulo Barone, o reconhecimento aos produtores que investem de forma sustentável é necessário para a perenidade das lavouras de café. ;O que nossos produtores conseguem atuando de maneira sustentável é mais eficiência e maior produtividade;, afirma. ;Queremos valorizar as conquistas desses cafeicultores que amam a profissãoe trabalham diariamente para colher os grãos mais maduros, grandes e perfeitos, em harmonia com a natureza, protegendo as fontes de água e os animais da região;, diz.

Segundo a assessoria da Nespresso, esse tipo de premiação já havia sido feito antes, mas o valor não havia sido divulgado. O Progama Nespresso AAA de Qualidade Sustentável foi criado em 2003 em parceria com a ONG Rainforest Alliance e implementado no Brasil pela ONG Imaflora. No país, 1.200 propriedades são cadastradas. A marca de cafés participa do programa desde o início, estabelecendo parcerias com os produtores e oferecendo assessoria técnica e incentivos financeiros.

Todo o café brasileiro comprado pela Nespresso tem origem no programa. Os donos das lavouras são avaliados pela preservação da fauna e da flora nas propriedades, além das condições de trabalho. Na avaliação do vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Breno Mesquita, o prêmio significa o reconhecimento de um trabalho bem-feito do produtor de café.

;É coroar um trabalho que não é fácil para o produtor que produz de sol a sol;, diz. Mesquita, que também é presidente da Comissão Nacional do Café da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil(CNA), afirma que a preocupação com a sustentabilidade é um diferencial para o produtor mineiro. ;O Brasil é o único país que cumpre toda a legislação ambiental. Minas, como maior produtor se inclui nesse quadro;, diz.

* Estagiário sob supervisão da subeditora Marta Vieira

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação