[FOTO1]Ilustrada pela criação de empregos, os juros no menor patamar da história e a derrubada da inflação, a recente melhora na economia brasileira será discutida no seminário Correio Debate: Desafios para 2020 ; o Brasil que nos aguarda. Especialistas e autoridades debatem o tema na terça-feira (26/11), no auditório do jornal. As inscrições são feitas pelo site do jornal, sem custo. O evento será dividido em dois painéis, que terão a presença do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ).
Campos Neto defende que a inflação no país está ;baixa e estável; e cobra investimentos do empresariado para otimizar os resultados. ;O dinheiro público como máquina de crescimento bateu no muro.; Nas últimas semanas, o presidente do BC tem ido ao Congresso conversar com parlamentares. Em um desses encontros, Campos Neto voltou a salientar a necessidade de mudar os juros do cheque especial, que considera ;um produto muito agressivo;, com peso maior sobre os mais pobres. A taxa média anual, em setembro, estava em 330,2%.
Expectativa
Além da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Previdência, tratada como uma vitória do Congresso este ano, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, deve detalhar as expectativas do Legislativo em torno das reformas administrativa e tributária. No primeiro painel ; Ferramentas para o crescimento ; às 14h40, estarão o secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida; o diretor executivo da Instituição Fiscal Independente do Senado, Felipe Salto; o economista-chefe do UBS, Tony Volpon; e o diretor presidente do Sebrae, Carlos Melles.
Às 15h30, Maia fará sua participação especial. O discurso será finalizado uma hora depois, e o evento retorna às 17h com o painel sobre emprego, renda e infraestrutura. Participam a advogada e economista Elena Landau; o professor Naercio Menezes, do Insper; o economista-chefe do Banco Fator, José Francisco de Lima Gonçalves; e o professor Alex Fabiane, da Faculdade Mackenzie de Brasília. O responsável pelo encerramento é o presidente do BC, Roberto Campos Neto, às 18h30.
Programação
14h: Credenciamento e Welcome Coffee
14h30: Abertura
14h40: Painel 1 ; As ferramentas para o crescimento
Adolfo Sachsida ; secretário de Política Econômica do Ministério da Economia
Felipe Salto ; diretor executivo da Instituição Fiscal Independente do Senado
Tony Volpon ; economista-chefe do UBS
Carlos Melles ; diretor presidente do Sebrae
15h30: Participação especial, Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados
16h40: Coffee break
17h: Painel 2 ; Emprego, renda e infraestrutura
Elena Landau ; advogada e economista
Naercio Menezes ; professor do Insper
José Francisco de Lima Gonçalves ; economista-chefe do Banco Fator
Alex Fabiane ; professor da Faculdade Mackenzie Brasília
18h30: Encerramento
Roberto Campos Neto ; presidente do Banco Central