Economia

Desconfiança e reclamações

postado em 30/11/2019 04:14

Apesar de a Black Friday ter caído no gosto de muita gente, parte das pessoas relata que não acredita nas ofertas prometidas pela data. É o caso de Liliane Caldeira Carvalho, de 38 anos, que está desempregada. Para ela, o dia só serve para ;enganar as pessoas;. ;Acredito mais ou menos nas promoções. Tem diversas coisas que ficam é mais caras, e outras com o mesmo preço. Dizem que estão na promoção só pra se aproveitarem do cliente e nos enganarem;, afirmou.

Com o crescimento das vendas, é comum também que muitos consumidores enfrentem problemas com os bens que adquiriram. O site Reclame Aqui, que monitora as queixas relativas à Black Friday, recebeu 4.800 reclamações, somente até as 12h da sexta feira. O volume já é 44% maior que o mesmo período da edição de 2018 (3.332 reclamações). Entre as empresas com maior número de reclamações, estavam a loja on-line da Americanas (148 queixas), o portal KaBuM! (48) e a loja virtual da Casas Bahia (117).

O principal motivo das queixas é o de propaganda enganosa, com 28,69% dos casos; problemas na finalização da compra (11,23%); divergência de valores (9,44%); atraso na entrega (7,83%) e estorno do valor pago (4,29%).

Em nota, as Lojas Americanas informaram que a marca ;reforçou os estoques e fortaleceu sua operação logística para a Black Friday;. A empresa afirmou ainda que está ;atuando para solucionar rapidamente todas as questões; e ressaltou ;que o percentual de reclamações é muito baixo em relação ao total de pedidos recebidos durante o evento;. O portal KaBum! e as Casas Bahia não responderam até o fechamento desta edição.

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