Economia

Ao desenvolver nova tecnologia, Amazon quer ''sentir'' o cliente

Empresa anuncia desenvolvimento de tecnologia que identifica o estado emocional dos consumidores. Las Vegas, meca dos cassinos, se torna capital da inovação digital

Denise Rothenburg - Enviada Especial
postado em 04/12/2019 06:00
[FOTO1]Las Vegas ; Em setembro, o fundador da Oracle abriu o evento da companhia vendendo sua nuvem como a mais segura em relação a seus concorrentes e ainda apresentou um quadro comparativo entre a sua cloud e a da AWS. A resposta da Amazon Web Services, detentora da maior fatia de mercado de cloud no mundo, não demorou. Sem citar qualquer um de seus concorrentes, Andy Jassy anunciou nesta terça-feira (3/12) na AWS Re Invent 2019 uma série de novidades em sua companhia, que incluem detecção de fraudes em programas de previdência social e a capacidade de ler em tempo real os sentimentos de quem procura uma chamada de call center.

;Em 2020, os clientes da AWS terão condições de analisar na hora qual o problema do cliente que faz uma ligação para o call center. O objetivo é evitar que os consumidores precisem ligar três vezes para resolver o seu problema;, conta o chefe de marketing dos produtos de Inteligência Artificial da AWS, Joel Minnick, referindo-se ao ;Contact Lens;, um novo sistema que usa ;machine learning; para ajudar a entender os sentimentos dos clientes na hora de resolver seus problemas por telefone. O sistema será capaz de identificar momentos de alegria, de tristeza, de raiva, longos silêncios por parte dos clientes. E tudo em tempo real. Esse alerta do ;Amazon Contact Lens; dará aos supervisores da empresa que recebeu a ligação condições de resolver a questão antes de o sujeito seguir para as redes sociais e acabar com a imagem da companhia.

A ideia é ainda gerar gráficos sobre o nível de satisfação de cada cliente ao longo de uma conversa de call center. Assim, quando um cliente telefona, ou é contactado pela companhia, será possível saber em que ponto a conversa se tornou tensa e de que forma a companhia precisa melhorar no atendimento ao usuário. ;Nós trabalhamos para melhorar a vida de nossos clientes e no que eles precisam;, disse Jassy.

A AWS Re: Invent é considerada a ;nerdPallozza; anual. Nessa ocasião, a cidade de Las Vegas, considerada a meca das apostas de jogos de azar, se transforma num mar de pessoas, em sua maioria jovens, carregados de laptops e celulares de última geração. Para a Re:Invent 2019, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, são esperadas 80 mil pessoas por esses dias, distribuídas em seis hotéis, onde acontecem as reuniões e exposições tanto da Amazon Web Services quanto de seus clientes.

Andy Jassy mostrou que a empresa que ele comanda não é apenas feita de algoritmos. A cada parte de sua longa exposição, uma banda apresentava um trecho de uma música famosa do mundo do rock. Um trecho de Don;t stop me now, do grupo britânico Queen, foi exibido nos oito telões do centro de convenções do Venetian, o quartel general da AWS por esses dias. O evento ainda começou com o CEO do Goldman Sachs, David Solomon, no papel de DJ, que hoje usa as plataformas dessa gigante da tecnologia. Privilégio de poucos ver essa cena.

*A repórter viajou a convite da AWS.

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